Candidatos ao CT realizam prova domingo
Dezenove candidatos se inscreveram para concorrer a uma das vagas de conselheiro tutelar, o maior número de candidatos desde 1999, quando o órgão foi criado na cidade. Nestes 20 anos de existência o Conselho Tutelar em Colina já passou por 6 gestões.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lílian Rodrigues Domeneguetti, explicou que esse número foi reduzido porque um dos inscritos mudou de cidade e teve a candidatura anulada. Outros cinco candidatos, que não compareceram ao curso preparatório, obrigatório, foram desclassificados. A Comissão Especial das Eleições também analisou a situação de um candidato que faltou no curso preparatório e apresentou atestado. Atualmente 13 candidatos concorrerem a uma das 5 vagas de conselheiros tutelares, sendo que quatro estão exercendo o mandato. A Lei Federal nº 13.824, sancionada em 9 de maio deste ano, aprova a recondução dos conselheiros ao cargo sem limite de reeleições.
Os candidatos participaram de capacitação no dia 26 na EE “Cel. José Venâncio Dias” com o advogado e procurador jurídico Renan Roberto Carvalho do Amaral, de Tupã. Os candidatos realizam neste domingo, às 09h30, prova na Escola Venâncio, que faz parte do processo de eleição dos conselheiros.
“Desde o ano 1990, com a criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, a sociedade tem mudado seu olhar para o tema que envolve os diretos das crianças e adolescentes. Após a eleição já estão asseguradas capacitações para os eleitos, assim como todo acompanhamento do trabalho do colegiado pelo CMDCA com o apoio da prefeitura”, informou Lílian.
A eleição do Conselho Tutelar em todo o Brasil ocorrerá no dia 6 de outubro e a posse no dia 10 de janeiro, conforme determina a legislação.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie