A cada nova edição, o Concurso Cultural Literário “Consciência Ecológica – dê o seu recado” recebe um número maior de trabalhos. Isso é reflexo da dedicação das escolas em divulgar o concurso entre os alunos, que se empenham na confecção das frases, desenhos, prosas e textos.
“Saber que a cada nova edição o número de participantes cresce é sinal de que a conscientização ambiental está chegando a um número maior de estudantes, nosso principal objetivo”, destacou o jornalista Beto Felici.
Nesta 5ª edição, o concurso recebeu 1.139 trabalhos, superando a edição do ano passado que teve 981 trabalhos. A categoria desenho foi a que recebeu o maior número de trabalhos, 405; seguida da frase (341), prosa (266) e poesia (127). Todas as modalidades registraram aumento, somente a frase que teve um número menor de trabalhos em comparação a 2011, com 374.
A ETAM “São Francisco de Assis”, pela 4ª vez, foi a que encaminhou o maior número de trabalhos, 303 ao todo, como ocorreu em 2008 (63), 2010 (211) e 2011 (232). Em 2009, a Escola “Ananias do Nascimento” – Nosso Teto foi a participante com mais trabalhos, 68.
A Escola “Antônio Daher” – Cohab 2 foi a que mandou o maior número de frases (97). No desenho foi a “Lamounier de Andrade” com 190; prosa Escola Agropecuária com 93 e “Prof. Darcy Silveira Vaz” com 48 poesias.
Os trabalhos agora serão encaminhados à comissão julgadora do concurso, que será divulgada na próxima edição. A novidade para este ano é o acréscimo de mais um membro entre os avaliadores. “O número de trabalhos cresceu bastante e necessitamos de mais uma pessoa para ajudar na análise e seleção dos trabalhos, principalmente com relação aos desenhos”.
Durante o período das férias escolares a comissão fará a seleção dos 40 trabalhos selecionados que serão premiados com brindes. Os autores da melhor frase e desenho ganharão máquinas fotográficas digitais (cada). Os vencedores da categoria prosa e texto receberão notebooks.
A 5ª edição do Concurso Cultural tem o importante apoio da Ribercred, que tem como diretor-proprietário o colinense Fauzi Taha.
Os ganhadores de 2011: Ana Helena - CCM (Prosa); Anália - Darcy (Poesia); Kenjy - Lamounier (Desenho) e Júlia - Suzel (Frase).