Sábado é dia de mobilização contra o sarampo
Devido ao surto de sarampo e as mortes causadas pela doença, o Ministério da Saúde realiza em todo o país a campanha de vacinação que acontece em duas etapas.
Em Colina, a vacinação em crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) já começou e vai até o próximo dia 25. A vacinação acontece nas salas de vacina da UBS Vila Fabri e na ESF Nosso Teto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17 horas. A meta nesta fase é imunizar 95% das crianças. O “Dia D” desta etapa acontece neste sábado, dia 19, nas duas Unidades de Saúde que estarão funcionando das 8 até às 16h.
A 2ª fase será realizada no período de 18 a 30 de novembro para a vacinação de adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos.
O sarampo pode matar e deixar sequelas, por isso a vacinação é a única forma de evitar a doença que tinha sido erradicada do território nacional desde 2015. Os casos ressurgiram exatamente porque as pessoas deixaram de se vacinar.
CASOS DESCARTADOS
A Secretaria de Saúde informou que os dois casos suspeitos de sarampo, em um adulto e uma criança de 1 ano de idade, foram descartados. No adulto por sorologia negativa e na criança por critério clínico epidemiológico já que não apresentava febre, um dos principais sintomas da doença. Até o momento, o município não registrou nenhum outro caso suspeito.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie