Na semana da Festa do Cavalo, nada mais justo que homenagear este belo animal que é parte integrante da história do mundo e muito mais da nossa Colina, considerada a Capital Nacional do Cavalo, isto muito mais no passado do que agora.
Divergências à parte, o cavalo está sim intimamente ligado à nossa cidade. A Coudelaria Paulista (Fazenda do Governo – hoje APTA) é quem fornece os animais a Cavalaria 9 de Julho da Polícia Militar. O Clube Hípico de Colina é reconhecido internacionalmente e já sediou importantes campeonatos, inclusive vencendo nossos arquirrivais argentinos “Los Caranchos”, em 1931, até então invictos em uma turnê mundial. A Festa do Cavalo foi criada em 1978, em seguida surgiu o Recinto 9 de Julho, hoje denominado “Mário de Felício”, ex-prefeito que criou a festa. Importantes cavaleiros também levaram o nome da cidade para o Brasil e o mundo ao participar dos jogos olímpicos, pan-americanos e campeonatos nacionais.
O esporte hípico já foi considerado elitizado, aqui ele saltou esta barreira e é totalmente acessível a jovens e crianças que nem precisam ter cavalos. O Projeto Equitação Educativa, implantado pela Prefeitura transpôs este obstáculo e hoje mais de 100 crianças praticam o esporte, inclusive revelando grandes talentos.
Então, um viva ao Cavalo!
Postado em 07/07/2012
Por: A Redação