Colina participa da Semana Estadual contra o Aedes
O verão ainda não chegou, mas o calor e as pancadas de chuvas frequentes ampliam a velocidade de reprodução do Aedes aegypti que além da dengue também transmite as arboviroses: febre amarela, zika e chikungunya.
O município aderiu à “Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti” que tem como foco ações contra o mosquito. A primeira fase foi realizada na última semana com atividades educativas em sala de aula ministradas pelos professores e equipe de vetores.
Os alunos receberam panfletos “Colina contra o Mosquito”, verificaram o ambiente escolar, aprenderam medidas preventivas, sintomas da dengue, entre outras atividades. Todas escolas participaram, com exceção da EMEF “Lamounier de Andrade” e ETAM “São Francisco de Assis”.
“O trabalho com as crianças é fundamental na luta contra o Aedes. Informando os alunos acreditamos que também estamos mobilizando as famílias e comunidade porque as crianças acabam se tornando multiplicadoras da informação e fiscalizadoras dentro das suas residências e até nos bairros”, explicou a secretária de Saúde, Sadia Ferreira, que informou que a equipe de vetores trabalha durante todo ano orientando os moradores, realizando a visitação domiciliar, eliminação de focos e criadouros.
Nesta semana, de 2 a 7 de dezembro, as ações estão sendo reforçadas pela equipe de vetores com controle nos bairros que apresentam maior incidência de focos, conforme da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada em outubro. A análise apontou infestação de 1,64, número acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde que é de até 1.
O setor de saúde reforça que os munícipes adotem uma rotina de eliminação dos possíveis criadouros, verificando diariamente os quintais e mantendo-os limpos e livres de focos.
Alunos participaram de várias ações educativas em sala de aula para evitar a proliferação do mosquito. Foto Zezinho
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie