Esgoto coletado na cidade é 100% tratado antes de ser lançado no meio ambiente
O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaci Salim Paro, informou que o município atingiu uma marca muito importante ao tratar atualmente 100% do esgoto coletado. Ele explicou que isso é reflexo dos investimentos da administração pública iniciados em 2001 com a solicitação de licença, junto ao Governo do Estado, para reativação da lagoa existente próxima ao bairro Nosso Teto.
Nos anos que se seguiram o trâmite burocrático continuou junto aos órgãos competentes, que concederam a aprovação da licença de instalação e funcionamento dando-se início então à construção das estações de tratamento, com a aquisição das áreas e execução das obras.
O esgoto coletado na cidade é lançado em duas Estações de Tratamento que têm o mesmo processo. Uma delas funciona no km 2 da rodovia Renê Vaz de Almeida e atende os bairros Nosso Teto, Vila Guarnieri e Conjunto Habitacional Djalma Ernesto Paro “Colina D”. A ETE recebeu vários investimentos da prefeitura neste ano com a execução do alteamento da caixa e substituição de grelhas metálicas na calha parshall, aumento do lastro de concreto em todo perímetro das lagoas, isolamento total do sistema de tratamento com execução de alambrado e desassoreamento para o armazenamento do lodo em bags para secagem e descarte correto no Aterro Municipal. A ETE instalada no Sítio Colina, estrada CLN 251, na zona rural, é responsável pelo tratamento do esgoto da maior parte da cidade”, disse o secretário.
Ele também informou que: “Depois de tratado o esgoto é lançado, através de emissário, no efluente do Ribeirão das Palmeiras e também no córrego do Retirinho, que é um efluente do Ribeirão das Palmeiras.
“Investir em saneamento básico representa não só compromisso com o meio ambiente, mas também respeito ao cidadão porque reflete diretamente na qualidade de vida e saúde da população. Priorizamos vários setores e o saneamento é um deles”, destacou o prefeito Dieb.
Vista área das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto próxima à rodovia Renê Vaz de Almeida.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie