Colina registra 4 casos suspeitos de dengue
Ações da Secretaria são insuficientes sem colaboração popular
O ano novo começou há poucos dias e Colina já registra 4 casos suspeitos de dengue que aguardam resultado de exames. A Cohab 3 tem dois casos, Pedreira e Jardim Primavera têm um caso. No ano passado o município contabilizou 884 notificações da doença com 293 casos positivos (187 autóctones e 106 importados).
O Departamento de Controle de Vetores informou que uma varredura, com bloqueio, eliminação de criadouros e busca ativa de novos suspeitos, foi realizada nos bairros onde os suspeitos residem e o resultado foi negativo.
“A população deve redobrar os cuidados principalmente neste período de chuvas e calor, a combinação perfeita para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika”, recomendou Antônio Figueira, coordenador de Fiscalização Epidemiológica, que acrescentou: “Estudos do Ministério da Saúde apontam que 80% dos focos estão dentro das residências. Se a população não fizer a sua parte, verificando diariamente os quintais e eliminando possíveis criadouros, nossas ações serão insuficientes para frear a evolução do mosquito e evitar o aparecimento de mais casos. A dengue mata”
Os cuidados de combate e prevenção fazem parte de um cronograma de ações mantido pela Secretaria de Saúde durante todo o ano, que consiste no trabalho diário de vistoria em quintais, terrenos e pontos estratégicos, coleta de materiais inservíveis, orientações educativas, entre outros. “Somente a ação conjunta entre o Poder Público e a população pode evitar as doenças. Os cuidados são de conhecimento de todos e o enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva”, destacou Figueira.
A Secretaria de Saúde orienta que em caso de suspeita o paciente procure imediatamente os serviços de saúde e principalmente notifique a Vigilância Epidemiológia para que as medidas preventivas sejam tomadas, impedindo a contaminação de mais pessoas.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie