Dia 01 – Sábado
19h – Missa na matriz
Dia 02 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na matriz
19h – Missa na matriz
Dia 04 – Terça-feira
20h – Missa na comunidade São Benedito - Pedreira
Dia 05 – Quarta-feira
19h30 – Missa com novena na matriz
20h – Missa na comunidade Bom Jesus – Nova Colina
“ELEVAI – VOS BEM MAIS ALTO, ANTIGAS PORTAS, A FIM DE QUE O REI DA GLÓRIA POSSA ENTRAR”. SL 23
A festa da Apresentação do Senhor no Templo ainda está ligada, liturgicamente, às festas do Natal. Em alguns lugares, somente nestes dias, também chamado de dia de Nossa Senhora das Candeias, desmontam – se os presépios que lembravam o nascimento de Jesus.
Biblicamente, a festa marca o final do ciclo longo de impureza ritual sofrido por Maria após o parto de seu filho. Como está em Levítico 12,1-4, uma mãe que dê a luz um menino deve percorrer, ao todo, 40 dias de impureza. E ao final deste período, deve ir ao sacerdote com uma oferenda. Sendo Jesus, o primogênito, ele deve ser consagrado ao Senhor (Ex13,1-2).
Celebramos, assim, nesta festa tanto a purificação de Maria como a apresentação de Jesus. Nas Igrejas Orientais, é uma das quatro maiores festas litúrgicas. A festa de hipapante. A festa do encontro. Simeão e Ana encontram -se com o Messias – Salvador. Antecipando e anunciado o nosso próprio encontro com Ele.
O Evangelho de Lucas 2,22-40 – conta – nos a Apresentação do Senhor no Templo. Quatro movimentos compõe o texto do Evangelista. O primeiro movimento é a fidelidade de Maria e José que se apressam ao Templo de Jerusalém para cumprirem a Lei de Moisés. O segundo movimento é o encontro de Simeão e Jesus. Simeão viu chegar a Luz das Nações e testemunhou em alta voz. O terceiro movimento é o encontro de Ana com Jesus. Ela também passou a anuncia – lo a todos. O quarto e último movimento é o encontro de Maria com a entrega de seu amado filho na cruz: “uma espada transpassará a alma”.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA - Pároco
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie