Dia 13 – Quinta-feira
20h – Missa na comunidade São Sebastião
Dia 14 – Sexta-feira
19h30 – Ordenação DIACONAL do seminarista Pedro Henrique – Catedral Barretos
Dia 15 – Sábado
19h – Missa na matriz
Dia 16 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na matriz
15h – Missa na comunidade São José – Faz. São José
19h – Missa na matriz
Dia 18 – Terça-feira
20h – Missa na comunidade S. Antonio – Nosso Teto
Dia 19 – Quarta-feira
19h30 – Missa com novena na matriz
20h – CURSO DE BATISMO na matriz
20h – Reunião dos coordenadores das comunidades
“JESUS É A SABEDORIA DE DEUS E A PLENITUTE DA LEI”.
A Lei de Deus foi dada como instrução para que, por meio dela, o ser humano encontre o caminho da felicidade, guiando sua existência com dignidade, liberdade e harmonia com o Criador e com o próximo. Passível de interpretações variadas, nem sempre essa lei foi aplicada em benefício da liberdade e da vida. Por causa disso, Jesus tomou para si a responsabilidade de leva – lá à plenitude (Mt 5,17), corrigindo erros de interpretação transmitidos ao longo do tempo pelas lideranças religiosas de Israel.
A leitura de Eclo 15,16-21 – recorda que o ser humano é livre para escolher entre o bem e o mal, assim como para observar ou não os mandamentos. Deus não impõe, porém garante que, escolhendo observar seus mandamentos, o ser humano será feliz, o que é referendado pelo salmo 118,1. Dessa forma como era aplicada na época de Jesus, a lei era um entrave para instauração do Reino que ele veio inaugurar neste mundo, por isso a advertência aos discípulos que o evangelho traz: “Se vossa justiça não for maior do que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5,20).
Por justiça aqui entende – se a reta observação dos mandamentos, ou seja, da Lei.
Está claro, portanto, que Jesus propõe um jeito novo de interpretar a Lei de Deus e, consequentemente, de observá – lá, dando – lhe sentido e cumprimento. Paulo em sua carta aos Coríntios 2,6-10 – primeira carta – recomenda, o que realmente importa na vida cristã: a busca pela sabedoria de Deus. Essa sabedoria é o próprio Jesus, único intérprete autêntico da Lei divina.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA - Pároco
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie