Saúde faz “pente fino” no combate à dengue
Teve início na segunda-feira, dia 10, o Arrastão de Limpeza e Eliminação de Criadouros do Aedes aegypti que se estende até o próximo dia 20. A ação, realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Departamento de Controle de Endemias (DECEN), Vigilância em Saúde Departamento de Obras, tem por meta a visitação das 2.232 residências e 432 terrenos da cidade.
A informação é do diretor administrativo das Vigilâncias em Saúde, Ursino José de Lima. “Os proprietários de imóveis fechados e desocupados serão notificados para que, posteriormente, recebam a visita dos Agentes de Controle de Endemias”, destacou Ursino. O trabalho está sendo realizado por duas equipes, com um total de 8 pessoas, para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chicungunya e zika.
O prefeito Marcos Daniel e a secretária de Saúde, Rita Pereira, participaram da reunião que definiu as estratégias e ações de combate. Além deles e do diretor Ursino, o encontro também contou com a participação do supervisor e coordenador do DECEN, Vanderlei Artur dos Santos e Pedro Rodrigues Vieira e diretor de Obras, João Moreira. “Estamos realizando todos os esforços para combater o Aedes, mas a colaboração da população é fundamental nesta luta. Em 2019 mais de 90% dos criadouros foram encontrados nos quintais das residências, então o apoio de todos é fundamental para vencermos esse desafio”, destacou o prefeito.
NENHUM CASO CONFIRMADO
A responsável técnica das Vigilâncias em Saúde, enfermeira Joelma da Mata, informou que, até o momento, o município não tem nenhum caso confirmado, aguarda o resultado de exame de apenas um suspeito e 8 notificações foram descartadas. Mas, mesmo assim, a equipe do DECEN realizou bloqueio em 9 quadras onde os pacientes residem.
Uma força tarefa está percorrendo a cidade para eliminar os possíveis criadouros do mosquito.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie