Relatório do Caged revela que cresceu a geração de empregos em Colina
Em relatório divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, Colina registrou alta de 7,20% de crescimento em 2019 no comparativo com o ano anterior. Das novas vagas abertas no ano passado, destacam-se os setores da indústria, comércio, serviços e agroindústria.
“O reflexo das contratações oriundas do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com o estreitamento de relacionamento com empresas da cidade para realização de processos seletivos no órgão é um dos motivos para os bons números”, declarou o secretário de Indústria e Comércio, Renê Souza, que explicou que além do trabalhado para abertura de mais empresas, a prefeitura mantém parcerias para a formação de mão de obra qualificada, através de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente à população. “Em 2019 uma grande variedade de cursos gratuitos foram ofertados nas áreas de serviços, agroindustrial e profissionalizante, como eletricista, costura, culinária, tratorista, sangrador de seringueira, aplicador de agrotóxicos, técnicas em vendas, etc. O curso de operador de máquinas, por exemplo, teve 270 inscrições”, explicou Renê que acrescentou: “Além da qualificação, os participantes têm, através da agência local do Banco do Povo, a possibilidade de financiar seus empreendimentos a juros baixíssimos, chegando a zero no caso da Super MEI”.
Os cursos profissionalizantes são oferecidos também por todas secretarias e Fundo Social de Solidariedade, que trabalham integrados desenvolvendo e ofertando projetos e programas aos munícipes voltados ao empreendedorismo. “O município coloca à disposição cursos gratuitos, através dos Polos da Univesp e Unirp, a preços acessíveis graças a parceria com as instituições. O curso gratuito de Técnico em Segurança do Trabalho entre a prefeitura e o Centro Paula Souza é outra opção à população”, informou o secretário.
“O desempenho positivo é fruto da política adotada pela Administração, não só de incentivos às empresas para que se instalem na cidade, mas ao desenvolvimento de um conjunto de ações que envolve todas secretarias e que é direcionada para geração de renda e emprego. Apesar do desemprego que afeta todo país, Colina apresenta números positivos, o que nos deixa satisfeitos e demonstram que ações de enfrentamento têm surtido efeito”, destacou o prefeito Dieb que disse que o Distrito Industrial, está em pleno funcionamento e com total infraestrutura, à disposição de novas empresas que queiram se instalar em Colina.
O setor industrial está entre os que gerou novas vagas no ano passado.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie