Bispo cancela missas em paróquias e pede que casas se tornem em “igrejas domésticas”
O bispo Dom Milton Kenan Júnior, por meio de decreto, cancelou as celebrações eucarísticas (missas) em todas as paróquias da Diocese de Barretos por tempo indeterminado, considerando o agravamento do contágio pelo coronavírus.
Em Colina, as missas deste final de semana com acesso dos fiéis não será realizada. “Recomendo aos fiéis católicos que, em família, procurem o quanto for possível reunirem-se nos seus lares para rezarem juntos, lerem e meditarem em comum a Palavra de Deus. Elevarem ao Senhor suas súplicas para que esta epidemia seja debelada o quanto antes”, destacou D. Milton que ressaltou: “Peço, sobretudo, aos pais que, cumprindo a missão que lhes é própria, de cuidarem da educação na fé dos seus filhos e que façam neste período de suas casas uma “igreja doméstica”.
Apesar do cancelamento das missas, as igrejas matrizes permanecerão abertas, ventiladas e higienizadas para a oração individual dos fiéis. O bispo exorta os sacerdotes que, diariamente e de maneira privada, celebrem a Santa Missa em favor de todos os fiéis que, por sua vez, em suas casas, participem na medida do possível da transmissão das celebrações transmitidas na mídia que a paróquia dispõe, ou então, sejam orientados a participar das celebrações nas emissoras católicas de rádio e TV.
BATISMO E MATRIMÔNIO ADIADOS
A determinação também adia a celebrações do batismo, matrimônio, primeira eucaristia e confirmação. “Caso as celebrações do matrimônio não possam ser suspensas, que os noivos e os padres entrem em acordo para que a celebração se realize sem desobedecer as determinações das autoridades sanitárias”, explicou o bispo que também recomenda que as secretarias paroquiais tenham o funcionamento reduzido ou o horário de atendimento suspenso.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie