Celebrações da Semana Santa são transmitidas ao vivo pelas redes sociais
Exercitar a fé e se achegar mais perto de Deus junto com a família tem restaurado o viver doméstico e renovado a experiência espiritual de muitos cristãos, que com o isolamento social estão enxergando o real valor da vida e a importância da família.
Os rituais da Semana Santa são completamente novos neste ano já que o isolamento vai impedir os fiéis de estarem reunidos para lembrar a morte e ressurreição de Jesus, fato tão marcante que dividiu a história da humanidade em antes e depois de Cristo. Esse princípio também faz parte da vida de muitas pessoas que tiveram a trajetória mudada após a conversão.
A Páscoa é uma das celebrações mais importantes para os católicos, que não podem ficar sem o sustento espiritual, principalmente nestes dias de restrição, angústias e medos. Seguindo decreto do bispo Dom Milton Kenan Júnior, publicado no dia 18 de março, a Paróquia São José está utilizando os meios eletrônicos para a transmissão ao vivo das celebrações da Páscoa, que começaram na última semana com o Domingo de Ramos, em que os fiéis deixaram os ramos na porta da igreja matriz para a bênção do padre Santana.
“Desde que o isolamento começou não houve transmissão das missas, que foram realizadas na Casa Paroquial com 2 ou 3 pessoas. O meio digital começou a ser usado durante o Domingo de Ramos. Todas as celebrações da Semana Santa, realizadas na igreja matriz, são sem público e com um pequeno número de pessoas necessárias para a transmissão que a partir de agora são feitas pelo Facebook da Paróquia São José de Colina e no Instagram – paroquiasaojosecolina_2020”, explicou padre Santana. Ele também informou os horários das celebrações da Páscoa: hoje, dia 9, às 19h30, com a Missa da Ceia o Senhor. Amanhã tem a celebração da Paixão de Cristo às 15h, sábado a Vigília Pascal às 19h e a missa do Domingo de Páscoa às 9h30. “As pessoas que quiserem acompanhar a transmissão basta adicionar, compartilhar e seguir a paróquia. É muito importante os fiéis unirem-se em oração em seus lares para lembrar-nos do sacrifício de Cristo por nós”, destacou o pároco.
SÚPLICAS PARA QUE PANDEMIA SEJA DEBELADA
Em circular encaminhada às paróquias da diocese, Dom Milton recomenda que “os fiéis católicos procurem o quanto for possível reunirem-se nos lares para rezarem juntos, lerem e meditarem em comum a palavra de Deus, oferecendo a Deus suas súplicas para que a pandemia seja debelada o quanto antes; sobretudo os pais cumprindo a missão que lhes é própria de cuidarem da educação na fé dos filhos, façam deste período de suas casas uma igreja doméstica. Cada família precisa ter seu momento próprio de oração em comum, de encontro e celebração familiar”.
HORÁRIO REDUZIDO
A secretaria paroquial está funcionando em horário reduzido, das 9 às 11h, devido à quarentena decretada em todo o Estado. O padre orienta que antes de irem até o local os fiéis liguem para o fone 3341-1373 para falar com a secretária Mariana.
As transmissões começaram com a celebração do Domingo de Ramos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie