Comércio “abre” para receber crediário
Antes do final da quarentena, prevista para terminar ontem, dia 22, o governador João Doria anunciou na última sexta-feira a prorrogação do isolamento social em todo o Estado até 10 de maio, obrigando os comerciantes a manterem os estabelecimentos fechados.
O decreto causou muita indignação entre os empresários que estão sem abrir os estabelecimentos desde o dia 24 de março. Para manter a sustentabilidade dos negócios já que as vendas foram afetadas com a suspensão do atendimento presencial, a ACIC - Associação Comercial e Industrial de Colina juntamente com a prefeitura definiram medidas em conjunto flexibilizando a abertura para o recebimento do crediário que representa grande parte do faturamento das lojas.
A situação foi discutida no último dia 15, entre o presidente da ACIC, Antônio Piai, prefeito Dieb e secretário Renê que estabeleceram algumas medidas que constam de comunicado encaminhado a todos os comerciantes.
Os estabelecimentos permanecem fechados, estando autorizado somente o recebimento de crediários e/ou atendimento individualizado agendado na porta. “Um balcão ou outra forma de barreira deve ser instalada na entrada da loja que impeça o acesso de qualquer cliente ou público ao interior do estabelecimento”, explicou Piai.
Os funcionários devem usar máscaras, luvas, álcool em gel e demais equipamentos de proteção individual que sejam necessários. As medidas também poderão ser revistas a qualquer momento, dependendo do quadro de evolução do Covid-19 no município.
AUTONOMIA DE ESTADOS E MUNICÍPIOS
O Supremo Tribunal Federal deu autonomia aos estados e municípios para regulamentar o isolamento social. A decisão foi tomada na tarde do último dia 15 e já levou alguns municípios a iniciarem um processo de reabertura gradual do comércio. A medida atribui aos Estados e municípios o poder de estabelecer políticas de saída, inclusive questões de quarentena e classificação de serviços essenciais.
Lojas parcialmente abertas, com barreira nas portas, começaram a funcionar ontem.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie