Título eleitoral pode ser feito até 6/5
Dia 6 de maio, que cai na próxima quarta-feira, é o último prazo para a transferência ou alistamento, para quem vai tirar o título pela primeira vez.
“Com a suspensão do atendimento presencial nas unidades eleitorais, essas operações devem ser realizadas on-line, por meio do preenchimento de um formulário denominado ‘Título Net”. Neste próprio requerimento, os interessados também precisam encaminhar os documentos pessoais”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior. O formulário e demais instruções estão disponíveis no portal do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sp.jus.br).
O eleitor que não votou nas últimas eleições e tem pendências com a Justiça Eleitoral também necessita consultar sua situação. Para isso é preciso acessar o site do TRE e gerar uma guia para pagamento da multa que é exigência para realização de qualquer operação no cadastro eleitoral.
ELEITOR QUE NÃO FEZ BIOMETRIA PODERÁ VOTAR
O eleitor que ainda não fez a biometria não precisa se preocupar porque poderá votar normalmente nas eleições de outubro. Por conta do novo coronavírus o atendimento presencial em todos os cartórios eleitorais do país foi suspenso, o que comprometeu o cadastramento dos eleitores no novo sistema de votação.
O Tribunal Superior Eleitoral editou resolução que suspende, temporariamente, o cancelamento do título dos eleitores que não compareceram ao cadastramento obrigatório. Assim, tanto os eleitores de Colina e Jaborandi, que não fizeram a biometria, poderão votar normalmente nas eleições municipais.
O chefe do Cartório Eleitoral esclarece que após as eleições o eleitor deve regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Em novembro, quando o cadastro será reaberto, essas inscrições voltarão a figurar como canceladas.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie