Plataforma digital, criada pela Educação, tem cerca de 30 mil acessos em um mês  

O número de acessos na plataforma digital “Escola em Casa”, criada pela Secretaria Municipal de Educação para garantir a continuidade do ano letivo de forma remota em virtude da pandemia, tem ultrapassado as fronteiras do município, do Estado e até do território nacional.

Em pouco mais de um mês de existência a plataforma contava até a última terça-feira, dia 26, com quase 30.000 acessos que não param de crescer. Além das cidades da região administrativa da qual Colina faz parte, o que chama a atenção são os acessos de cidades como Ribeirão Preto, Pradópolis, Franca, Matão, Rio Preto, Campinas e da metrópole São Paulo. E não para por aí, há ainda o registro de visitas de outros estados do Brasil e de muitos países: Estados Unidos, França, Austrália, Japão, República Tcheca, dentre outros.

A professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação, disse que os números são surpreendentes. “Em um curto espaço de tempo, aproximadamente um mês, a plataforma tem sido amplamente acessada por alunos, pais e tantos outros visitantes locais, do entorno de Colina, do Estado, do país e internacionalmente, sobretudo porque tem levado, especialmente aos nossos alunos, um conteúdo didático de suma importância, resultante da dedicação e competência dos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e funcionários da Rede Municipal de Ensino que não têm medido esforços para que os alunos continuem aprendendo durante a pandemia, que ainda exige isolamento social e, consegueitemente, a suspensão das atividades escolares presenciais”, explicou.

A plataforma foi criada durante o replanejamento escolar, realizado entre 22 e 24 de abril e a cada dia vem sendo aprimorada com novidades. A ferramenta disponibiliza mídias digitais para que o estudante continue com a rotina de estudos.

CONTEÚDO PARA TODAS ETAPAS DE ENSINO

Com a suspensão das aulas e a antecipação dos recessos e férias, a Secretaria de Educação iniciou um processo de discussão e decidiu pela ferramenta digital. “Foram várias reuniões, por videoconferência, com a equipe gestora (diretores e coordenadores pedagógicos) e professores de informática Andréa, Fábio, Gisele, Joys e Sandra que, com muito esforço e empenho,  criaram a plataforma que traz conteúdos de todas as etapas de ensino organizados por ano/série”, explicou a secretária. Ela também acrescentou que, “as informações são atualizadas semanalmente, as terças-feiras, pela equipe de professores de informática com auxílio dos assistentes educacionais Bruno, João, Larissa e Olavo. “No entanto, cabe registrar que o conteúdo é planejado e organizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino. Em pequenos grupos e divididos por etapa, ano/série e componente curricular, eles são responsáveis por elaborar os conteúdos e as atividades a serem realizadas pelos alunos. Em seguida, repassam para os seus respectivos coordenadores pedagógicos que validam o trabalho e enviam à equipe de professores de informática para execução das devidas postagens na plataforma permitindo o acesso pelo aluno”.

Além dos conteúdos trabalhados semanalmente em toda Rede Municipal de Ensino, da educação infantil ao ensino médio profissionalizante, também são disponibilizados na plataforma orientação de apoio técnico (fonoaudiólogas e psicólogas), materiais complementares, assuntos diversos gravados pelo professor Gustavo Simionato ‘Montanha’, estudo musical relativo aos ensaios da FAMCOL, bem como os contatos de todas escolas para que o aluno tire as suas dúvidas na realização das atividades.

“A Educação é prioridade da Administração Municipal que não mede esforços para continuar oferecendo, mesmo neste período de quarentena, um ensino de qualidade para cerca de 3 mil alunos. Parabenizo toda equipe da Secretaria de Educação pelo brilhante trabalho, bem como pela estrutura montada para as aulas on-line que demonstra a criatividade, eficiência e profissionalismo da nossa equipe”, destacou o prefeito Dieb. A ferramenta digital está disponível no site oficial da prefeitura (www.colina.sp.gov.br), no item “Escola em Casa”.

Banner de acesso à plataforma digital, disponível no site do município, que proporciona ensino a distância aos estudantes.

Professores de informática, responsáveis pela criação da ferramenta digital, com os assistentes educacionais que auxiliam na atualização dos conteúdos semanalmente.

O laboratório de informática da “Lamounier de Andrade” foi o berço para criação e desenvolvimento da plataforma digital “Escola em Casa”, que surpreende pelo número de acessos.

 


Postado em 28/05/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:2.868
Ontem:749
Total:91.805
Recorde:8.848
Em - 08/04/24