Máscara: maneira barata e eficaz na prevenção

O uso das máscaras apesar de ser obrigatório ainda não foi adotado por algumas pessoas que insistem em sair de casa sem o acessório que, segundo estudo, pode barrar o contágio pela Covid-19.

Muitas pessoas são vistas circulando sem máscara ou utilizando o acessório de forma incorreta. A máscara não pode estar larga, precisa estar ajustada ao rosto e cobrir tanto a boca como o nariz, mas não é isso que se vê na maioria das vezes.

Um estudo recente da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, oferece novas evidências de que as máscaras podem ser cruciais para evitar uma nova onda de infecções. A pesquisa afirma que os lockdowns sozinhos não serão suficientes para impedir futuras ondas de contágio, a não ser que isso seja combinado com o uso massivo de máscaras para retardar a propagação da doença.

Mesmo máscaras de pano caseiras, que têm eficácia limitada, podem "dramaticamente" reduzir a taxa de transmissão se usadas por um número de pessoas suficiente, relata o estudo. "Nossas análises apoiam a adoção imediata e universal de máscaras faciais pelo público", disse Richard Stutt, pesquisador de epidemiologia da Universidade de Cambridge e coautor do estudo que acrescenta: "Se o uso generalizado de máscaras pelo público for combinado com distanciamento físico e algum confinamento, poderá oferecer uma maneira aceitável de lidar com a pandemia e retomar a atividade econômica muito antes de haver uma vacina”.

A Organização Mundial de Saúde disse que "as máscaras devem ser usadas como parte de uma estratégia abrangente para suprimir a transmissão e salvar vidas". No entanto, alerta que o uso da máscara não é suficiente e devendo ser combinado com o distanciamento social de pelo menos um metro, lavagem frequente das mãos e evitar tocar no rosto ou na máscara.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos recomenda o uso generalizado de máscaras de pano, como também a  epidemiologista Lisa Maragakis, da Universidade Johns Hopkins. "Se você estiver em um local público onde se encontrará com outras pessoas, use uma máscara".

É tempo de acabar com qualquer resistência e usar as máscaras para proteger quem usa e as pessoas que temos contato no dia a dia. O coronavírus é uma realidade que requer esforço de todos para um bem maior: a vida.

As máscaras funcionam como uma barreira que reduz a propagação do vírus.

 


Postado em 18/06/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:438
Ontem:5.042
Total:94.417
Recorde:8.848
Em - 08/04/24