Educação se prepara para retomada das aulas, que deve acontecer em setembro

O governador João Doria anunciou a previsão da retomada das aulas presenciais nas escolas para o dia 8 de setembro. O retorno será gradual com adoção de fases, revezamento dos alunos e rigorosos protocolos de segurança para evitar aglomerações.

Entre as medidas anunciadas estão distanciamento de 1,5m, inclusive em sala de aula, horários de entrada e saída de alunos escalonada, como também de recreio e intervalos. A retomada só irá acontecer se todas regiões do Estado permanecerem na etapa amarela por 28 dias consecutivos.

Cada escola definirá o revezamento e cada estudante deverá ter pelo menos um dia de aula presencial por semana, enquanto os demais continuarão a cumprir atividades remotas. Se a região regredir de fase a reabertura será suspensa em todas as cidades da área.

Diante do anúncio a reportagem procurou a professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação, para esclarecer como a pasta está se preparando. “O município trabalha em regime de colaboração com o Estado. Estamos atentos a todas as orientações das autoridades de saúde, tanto local e estadual, Diretoria Regional de Ensino de Barretos e do Plano ‘São Paulo de Retorno da Educação’, vinculado ao avanço de fases do Plano ‘São Paulo de Retomada Consciente”, destacou Bete.

RETORNO DEVE SER AO MESMO TEMPO

Perguntada se as creches vão começar a funcionar primeiro, a secretária disse que, “é provável que todas as etapas de ensino da Rede Municipal retornem o atendimento presencial ao mesmo tempo, mas temos que aguardar a evolução do cenário atual para tomar qualquer decisão com segurança”. Ela acrescentou: “O distanciamento de 1,5m em sala de aula será possível com o revezamento presencial dos alunos, seguindo todos protocolos sanitários, as fases em que o Estado e região se encontrarão em relação à pandemia e as etapas definidas no plano de retomada: fase 1 (até 35%), fase 2  (até 70%) e fase 3  (até 100%)”.

MUDANÇA DE SÉRIE

A Secretaria aguarda orientação quanto ao critério adotado de avaliação para a mudança de série. “A retomada exigirá um levantamento das aprendizagens dos alunos no período, por meio de avaliação diagnóstica. Também será necessário intensificar programas de estudos intensivos e recuperação escolar, pois o principal objetivo é o desenvolvimento do aluno e o avanço da aprendizagem”. Ela salientou que todas orientações estão sendo repassadas aos professores por meio de reuniões com as equipes gestoras/escolares e Conselho Municipal de Educação. Também serão feitos treinamentos que forem necessários.

AULAS REMOTAS

Enquanto o retorno das aulas não acontece, as atividades remotas estão sendo realizadas pela plataforma digital “Escola em Casa”, que se tornou uma importante aliada na continuidade do currículo, com as devidas adequações em relação ao tempo e conteúdo proposto.

Elizabete Neme finalizou a entrevista dizendo que, “a Secretaria está trabalhando com muita responsabilidade para maximizar os efeitos positivos e mitigar, o máximo possível, os efeitos negativos da pandemia em todos aspectos abrangidos pelo ensino”. Ela agradeceu o constante apoio da Administração Municipal, dedicação e trabalho incansável dos profissionais da Educação da Rede Municipal e incentivo dos pais ao acesso dos filhos à plataforma digital, que tem colaborado na continuidade dos estudos dos alunos

As salas de aula serão adequadas com distanciamento entre estudantes para a retomada das aulas.

 

 


Postado em 16/07/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:2.220
Ontem:749
Total:91.157
Recorde:8.848
Em - 08/04/24