Saaec investe cerca de R$ 1,5 milhão na troca da rede

Diretor pede compreensão da população diante dos transtornos causados pelos serviços

Os buracos nas ruas e recortes nas calçadas são resultado da substituição da antiga adutora e rede secundária que leva água às residências. Os serviços estão sendo executados há mais de um mês e devem demorar mais algum tempo.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaec), Ricardo Casagrande, informou que a troca da adutora é um trabalho complexo, porém de extrema importância. “Grande parte da rede de água colinense é muito antiga com tubulações de amianto e ferro fundido. O primeiro é cancerígeno e o ferro, com o tempo, deteriora a qualidade da água ao soltar partículas internas. Portanto, a substituição por tubos de PVC é uma necessidade. Há tempos estamos trabalhando neste sentido porém, só agora, conseguimos assinar um convênio com a Fehidro para  a realização das obras que estão orçadas em cerca de R$ 1,5 milhão de reais”, disse Casagrande.

O setor de engenharia explicou que as obras serão feitas em várias etapas. A primeira fase, que está em execução, foi a instalação de uma adutora (tubulação de 200/300mm) e também da rede secundária (tubos de 50mm) em parte da cidade que compreende o início da Avenida Cel. José Venâncio até o bairro Patrimônio”.

Nas próximas etapas serão substituídas as tubulações que se iniciam no reservatório elevado (próximo à prefeitura) e chegam aos bairros Pedreira, parte do centro, entre outros. Segundo estudo, as melhorias vão atingir cerca de 91% da população. O restante do percentual equivale aos novos bairros que já possuem sistema adequado em pleno funcionamento. A rede antiga não será retirada do subsolo e sim inutilizada. A remoção causaria muitos problemas nas vias públicas.

COMPREENSÃO

Com relação aos transtornos causados pelas obras, como a falta d’água ocorrida semana passada, o diretor destacou: “Peço a compreensão e paciência de todos. Estamos melhorando o sistema de abastecimento de água e as obras são necessárias. Portanto, este é um momento de colaboração pois em breve tudo estará resolvido”.

O departamento de licitação do órgão explicou também que os serviços são executados por empresas especializadas que venceram as licitações e que em cada etapa é feito um processo licitatório.

INVESTIMENTO COM ECONOMIA

O Saaec tem investido em novos equipamentos para oferecer uma prestação de serviço eficiente aos consumidores.

O engenheiro elétrico do órgão, Ronaldo Constantino Júnior, disse que na semana passada foi instalada um “inversor de frequência” no reservatório do Recinto Municipal que abastece exclusivamente o bairro Jardim Hípico. “Este equipamento garante uma pressão permanente da água nas residências. Acabamos com as oscilações de pressão. Com isso deixamos de forçar a rede e, consequentemente, reduzimos os gastos com rompimento de tubulações, o que era mais frequente quando do bombeamento comum”.

Segundo Constantino,  “agora o motor trabalha de acordo com a demanda e isso vai proporcionar uma economia de energia de cerca de 30%”. Ele também disse que a intenção é instalar o equipamento em outros reservatórios.

Diretor Ricardo e o engenheiro Ronaldo junto ao “inversor de frequência” instalado no reservatório do Recinto Municipal.

Um grande buraco foi aberto no cruzamento das avenidas para a execução do serviço pelos funcionários.

Obras de interligação da nova rede adutora no cruzamento das avenidas Cel. José Venâncio e Antenor J. Franco.

 


Postado em 20/08/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:681
Ontem:5.042
Total:94.660
Recorde:8.848
Em - 08/04/24