Amigos da Estação restaura troley que será entregue ao Museu

O acervo do Museu Municipal ganhará a sua maior peça na manhã deste sábado, 22, quando a Associação Amigos da Estação entrega o troley de inspeção ferroviária, de 2 lugares, totalmente restaurado e em perfeitas condições de uso.

A entrega, que acontece às 10 horas no prédio da antiga estação ferroviária, foi adiada várias vezes por conta da pandemia. A Associação de Preservação da Memória Ferroviária, de São Paulo, fez a cessão em comodato do troley à associação colinense que se encarregou da restauração que preservou todas as características originais do modelo fabricado no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, na época de 1957. O veículo, que prestava serviços de manutenção na estrada de ferro do Amapá, estava em Piracicaba quando foi trazido a Colina no final de 2019 pelo presidente dos “Amigos da Estação”, Francisco Alberto Cardoso. O troley encontrava-se em péssimo estado e sem condições de uso.

“A restauração contou com a colaboração da iniciativa privada que cedeu os materiais fabricados ou vendidos, não houve doações em dinheiro. O serviço de mecânica, funilaria e pintura foi realizado na oficina mecânica da minha família com a ajuda dos Demolays que realizaram a limpeza das peças”, explicou Cardoso que informou também a restauração que preservou todas características originais, inclusive o funcionamento feito manualmente por manivela. O veículo ficará em exposição no Museu e no sábado será feito um pequeno passeio nos trilhos. “Mesmo que não tenha sido usado no Estado de São Paulo o troley não deixa de ser um veículo ferroviário, que irá enriquecer bastante o acervo do Museu instalado no prédio da antiga estação ferroviária”, explicou o presidente que agradeceu o apoio da Rumo Logística, APMF, Associação Bebedourense de Ferromodelismo e a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

FALTA DE RECURSOS

Devido à pandemia e a falta de recursos financeiros a associação colinense priorizou a restauração do troley, paralisando a construção da nova motolinha que fará passeios na estrada de ferro.

“Nestes mais de um ano de pandemia ficamos impossibilitados de realizar eventos e sem recursos tivemos que dar uma pausa aos nossos projetos, mas o sonho do trem turístico continua”, concluiu Chiquinho que inclusive já tem projeto pronto neste sentido.

Veículo de inspeção ferroviária que ficará exposto no Museu.

 

 


Postado em 20/05/2021
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.334
Ontem:749
Total:90.271
Recorde:8.848
Em - 08/04/24