Dois roubos, praticados em menos de 3 dias, estão dentro do aceitável, diz comandante da PM

Comerciantes reivindicam mais segurança

Comandante Edson Oliveira concedeu entrevista à reportagem.

Em menos de 72 horas, dois estabelecimentos foram alvo dos criminosos que, armados com revólveres, intimidaram as vítimas e levaram o dinheiro do caixa. Os roubos aconteceram nos dias de maior movimento, o que demonstra que os bandidos rondaram os locais antes de agirem.

Os dois crimes, em menos de 3 dias, assustaram os comerciantes que estudam, junto à entidade de classe, uma forma de se mobilizarem para protestar por mais segurança e reivindicar a presença dos policiais e viaturas nas ruas.

Este semanário recebeu várias reclamações de comerciantes, que querem providências urgentes. A reportagem procurou o tenente Edson Rodrigues de Oliveira, comandante do pelotão colinense, que declarou que os dois roubos estão dentro do aceitável. Veja os melhores trechos da entrevista a seguir

O COLINENSE: Como o Sr. analisa os dois roubos à mão armada num prazo de menos de 3 dias?

Tenente: Dois roubos estão dentro do que a gente entende como aceitável porque acompanhamos os índices criminais. Dos 93 municípios que envolvem a região de Ribeirão Preto, Colina é a 4ª colocada em produtividade. Os policiais militares daqui apresentam um trabalho com alto índice de produtividade para coibir esses crimes. Entendemos que está dentro do esperado. Em todo roubo que ocorre a PM tem a preocupação de ir até o local no dia dos fatos, registrar a ocorrência e no outro dia retornar ao estabelecimento e fazer um estudo, no próprio local, com as partes que foram vítimas. É muito importante avisar a PM pelo 190 para que o policiamento preventivo seja realizado antes que roubo aconteça. O autor ronda o comércio, o imóvel antes de praticar o crime para checar as possibilidades e é neste momento que o funcionário deve estar alerta, olhando a placa, o tipo do veículo, a característica da pessoa, etc. A PM vai verificar se é ou não um possível autor de crime, se for as providências serão tomadas. No caso negativo esse é procedimento de rotina da PM, de verificar fatos.

O comandante anterior ao Sr. disse que intensificaria a presença das viaturas próximo aos postos de combustíveis, principalmente no horário de fechamento à noite, que estes estabelecimentos viraram alvo fácil dos bandidos. Porém, segundo os proprietários, isso não tem acontecido? Por quê?

Não podemos dar exclusividade a nenhum comerciante, temos que atender a todos. Fazemos um trabalho de policiamento técnico, planejado, baseado nos índices criminais que tem a cidade e dessa maneira distribuímos o policiamento.

A Polícia tem intensificado o patrulhamento pela cidade?

O nível de policiamento é mantido, que é planejado. Se existe um roubo voltado para posto de combustível fazemos um estudo para verificar, cruzando dados anteriores, porque isso está ocorrendo. O policiamento pode ser direcionado para uma região, em determinado horário, isso faz parte do nosso planejamento.

O número de policiais no Pelotão é suficiente para Colina?

O número de policiais é suficiente para atender a cidade. O policiamento é completo como o de viaturas também.

A quantidade de drogas apreendidas em Colina está dentro da normalidade ou deve ser visto como algo preocupante?

O que cabe a PM é o policiamento ostensivo preventivo fardado. Todo delito que é praticado, que presenciamos, temos o dever de agir. Hoje o consumo de drogas faz parte da vida de uma parcela da comunidade. Em Colina temos uma excelência de policiamento trabalhando para retirar de circulação todo aquele que é surpreendido consumindo ou traficando droga. A participação da comunidade é muito importante porque sem informação é difícil trabalhar nessa área. O telefone 190 está disponível, inclusive para denúncia não de drogas como de qualquer crime que a pessoa tenha informação. Nas últimas ocorrências registradas apreendemos 500g de cocaína e 2 revólveres com numeração adulterada.

Existem policias de férias, em licença ou fazendo curso? Quantos?

A PM, como qualquer outra instituição, tem um planejamento para que seu efetivo tire férias, que é um direito de todo funcionário e aqui não é diferente. Tudo é feito de uma maneira muito planejada e coordenada para não onerar o policiamento.

Os comerciantes reclamam que a polícia não está nas ruas. Isso está ocorrendo?

A região bancária e o comércio são contemplados com policiamento porque é feito estudo técnico que aponta a tendência onde os crimes podem ocorrer. Isso é um procedimento de rotina, baseado em estudo técnico.

Por que diminuiu a realização de blitz pela PM na cidade?

O cidadão não sabe diferenciar o que é uma blitz ou comando de trânsito, que ocorre em proporção menor. A blitz é uma abordagem policial a um cidadão que está em atitude e conduta suspeitas. Esse procedimento acontece a todo momento e inclusive aumentou.

Por que a Força Tática de Barretos ou outros policiais especializados deixaram de vir a Colina?

É um bom sinal, a cidade não está precisando de apoio de outros policiais. A Força Tática trabalha como um órgão de apoio do comando do Batalhão. A Força Tática vai até a cidade, presta esse apoio, quando é necessário. Se em Colina não vem recebendo esse apoio é sinal que vem apresentando bons índices criminais, não carece do apoio no momento. Mas quando  é preciso solicitamos como aconteceu recentemente, pedimos o apoio do canil para localizar drogas.


Postado em 01/12/2012
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.323
Ontem:749
Total:90.260
Recorde:8.848
Em - 08/04/24