“Tráfico de drogas, furtos e roubos de veículos perturbamregião”,
declara o novo Seccional Edson Guilhem
 
 
O delegado Edson João Guilhem está à frente da Seccional de Polícia de Barretos desde o dia 2 de janeiro. A nomeação para ocupar o cargo foi publicada no Diário Oficial do dia 3 de janeiro
Ele assumiu a Seccional no lugar do delegado João Osinski Júnior que foi designado como diretor do Deinter 3, de Ribeirão Preto, responsável pela Polícia Civil em mais de 90 cidades da região
Além da carreira de mais de 23 anos como delegado, dr. Edson respondeu pelo expediente da Seccional por quatro vezes e isso contribuiu para adquirir experiência para o cargo, que agora assumiu como titular. 
O novo Seccional respondeu pela Delegacia em Colina por 6 anos, de 1990 a 96 e com a promoção para Delegado de Polícia de 2ª Classe foi transferido para Guaíra, onde também foi delegado titular por 12 anos. Antes da nomeação para Seccional estava em Barretos exercendo funções naCiretran e também na equipe Corregedora, vinculada a 3ª Corregedoria Auxiliar de Ribeirão Preto
Edson Guilhem considera a sua indicação para Seccional como um reconhecimento ao seu trabalho. “Todos que convivem e trabalham comigo sabem da dedicação e estima que tenho pela Instituição a qual represento, a gloriosa Polícia Civil”. 
Em entrevista à reportagem ele fala sobre os desafios à frente do novo cargo, a redução do número de investigadores na cidade e em que casos a população pode procurar atendimento na Delegacia Seccional. Veja os melhores trechos da entrevista a seguir
O COLINENSE: A escolha para o cargo é feita por quem
Edson Guilhem: A indicação do Delegado Seccional de Polícia é de competência do Diretor do Departamento de Polícia Judiciária, no caso de Barretos, o DEINTER 3, devendo o nome ser referendado pela administração superior. Com a nomeação do Dr. João Osinski Junior para o cargo de Diretor do Departamento, no final do ano passado, o cargo de Delegado Seccional de Polícia de Barretos ficou vago e, então, fui por ele convidado a assumir tal responsabilidade e aceitei o desafio. Quero neste momento externar meus agradecimentos ao Dr. João pelo reconhecimento de meus trabalhos e dedicação junto a Instituição a que pertenço e, como todos sabem, não medirei esforços para corresponder esta confiança.
Qual será o maior desafio à frente da Delegacia Seccional, responsável  por vários municípios da região
A nível pessoal, corresponder a confiança em mim depositada pelo nosso Diretor Dr. João Osinski Junior, cujo trabalho foi exemplar à frente da Seccional; se conseguir desenvolver grande parte do serviço por ele realizado, estarei feliz. A nível de trabalho, o que atualmente perturba a nossa região são os furtos e roubos de veículos e ainda o tráfico de drogas que assola todo o país.
Quantos municípios estão sem delegados? Essa falta será suprida
A Delegacia Seccional é responsável administrativamente por onze municípios: Altair, Barretos, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Olímpia e Severínia.  Seis não possuem Delegados Titulares, mas são municípios com índices menores de ocorrências e não são sedes de Comarca. De imediato não existe nenhuma previsão para que tais cargos sejam ocupados, existindo uma preocupação do Governo do Estado que autorizou a abertura de novos concursos para a Polícia Civil, não para a Carreira de Delegado de Polícia, mas também para outras carreiras, sendo que alguns concursos ainda estão com as inscrições abertas
A falta de um delegado diariamente compromete o trabalho policial na cidade
Não. Todo município possui uma equipe de policiais treinados para o atendimento à população e resolver a maioria dos problemas relacionados com Polícia Judiciária. Em que pese a inexistência de um Delegado de Polícia fisicamente na Unidade Policial, sempre existe alguém responsável pelo atendimento do município e quando a presença do Delegado de Polícia se fizer necessária, ele prontamente comparecerá, além de se fazer presente nos atendimentos necessários para o andamento administrativo/policial da unidade
fez alguma mudança desde que assumiu? Qual
Sim. Inicialmente estamos fazendo alterações nas sedes de exercício dos Delegados de Polícia. Assim, com minha saída daCiretran, foi para designado o Dr. Antônio Alício, que deixando a DIG/DISE, suas funções foram assumidas pelo Dr. João Brocanello que era o Delegado Titular de Olímpia, que por sua vez foi substituído pelo Dr. Marcelo Pupo. A Dra. Silvana Ferreira foi convidada para trabalhar na DIG/DISE no lugar do Dr. Marcos Marques, que assumiu a Assistência da Delegacia Seccional, cargo este que era ocupado pelo Dr. Julio César que assumiu a Titularidade do 1º D.P. Houveram ainda adequações entre o 1º e 2º D.P., entre o Dr. Celso Spadácio e o Dr. Mario Renato.
A população de Colina e Jaborandi pode procurar a Seccional? Em que casos
Sim, com a observação que o primeiro atendimento, aquele do dia a dia, tem que ser buscado na Unidade Policial da área, ou seja, na Delegacia de Polícia do Município. Apenas em casos excepcionais é que deve ser procurada a Delegacia Seccional de Polícia. Outro momento importante, que a população tem contato com o Delegado Seccional de Polícia, é durante as visitas em correições ordinárias que ocorrem semestralmente.
Semanalmente a Polícia Militar faz diversas apreensões de drogas na cidade,  enquanto a Polícia Civil faz em proporção bem menor. Por que isso ocorre? 
A Polícia Militar, como todos bem sabem, realiza o serviço de policiamento preventivo, estando presente na via pública diuturnamente, o que faz com que as apreensões de droga sejam feitas com maior frequência. Entretanto com estas apreensões, inicia-se o trabalho investigativo pela Polícia Civil e, pelo que tenho acompanhado, este trabalho tem obtido resultados positivos com a detenção de alguns indivíduos no município de Colina. 
Na avaliação da Seccional a produtividade está a contento? 
Comparando com o Estado e com a macrorregião, nossa região de Barretos possui uma estatística favorável, mas temos que melhorar e é o que buscaremos.
Colina já teve 3 investigadores e hoje, segundo consta, tem apenas um. Por que  ocorreu a redução do efetivo? 
Esta é a dinâmica da Polícia Civil. Dos Investigadores de Polícia que haviam dois já se aposentaram e um mudou de sede de exercício, sendo substituído pelo atual. Temos que buscar solução para tal situação, mas para isto temos que ter condições e uma delas é funcionário concursado que tenha interesse em trabalhar no município. Por isso estamos divulgando as inscrições de concursos abertos para as carreiras policiais.
Isso compromete o serviço da Polícia Civil? 
Não necessariamente. A Polícia Civil é um contexto único e, quando necessário,  funcionários de outras carreiras auxiliam na prestação do serviço a ser realizado e havendo uma necessidade maior podemos designar funcionários para prestar serviços eventuais no município.
O novo Secretário Estadual de Segurança declarou que a integração é a palavra de ordem entre as Polícias Civil e Militar. Isso, de fato, está ocorrendo no combate ao crime? 
Sim, existe uma integração muito forte entre os comandos da Polícia Civil e  Militar, que repassam isto a seus subordinados. E não poderia ser diferente, pois as forças policiais tem que se unirem, respeitando suas atividades fins, para prestarem um bom serviço à comunidade, onde quer que seja.
As auto-escolas de Jaborandi estão fechadas? Por quê? 
Os C.F.Cs (auto-escolas) tiveram suas atividades cassadas devido a denúncias feitas em 2011 que davam conta de irregularidades na comprovação de residência dos candidatos. 
Os moradores de Jaborandi agora têm que procurar as auto-escolas de Colina para fazer as aulas? 
A cidade de Jaborandi, em termos de prestação de serviços de trânsito, está vinculada a 145ª Ciretran de Colina e, portanto, enquanto não existir um C. F. C. naquela cidade, obrigatoriamente, deverão seus moradores procurar os C. F.Cs. de Colina para os procedimentos de habilitação (C.N.H.) inicial, adição ou alteração de categoria. 
O fechamento das auto-escolas de Jaborandi é permanente? 
Não, administrativamente após o lapso temporal de 2 anos, os C.F.Cs. e seus diretores poderão se reabilitar junto ao Detran/SP e nada impede que outras pessoas se estabeleçam naquele município
 
 

Postado em 19/01/2013
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:451
Ontem:749
Total:89.388
Recorde:8.848
Em - 08/04/24