Guarani recebe prêmio do CTC

Entre 15 usinas brasileiras selecionadas, a Guarani foi destaque na região Noroeste do estado de São Paulo ao ser reconhecida pela qualidade tecnológica pelo Centro de Tecnologia Canavieira


OlímpiaO destaque no desenvolvimento de novas tecnologias e utilização de novas variedades de cana de açúcar rendeu à Guarani o Prêmio Inova, promovido pelo CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) e entregue na última quinta-feira (7). A premiação aconteceu durante a 7ª edição das Reuniões Técnicas Regionais, realizada na unidade Cruz Alta, em Olímpia.

O encontro reuniu diretores e representantes dos grupos sucroenergéticos da região, produtores agrícolas e outros públicos interessados no tema.

Luíz Antônio Dias Paes, gerente Comercial do CTC, salienta que somente 15 usinas brasileiras foram agraciadas com o prêmio. “Na região Noroeste, aGuarani foi a única. Esse indicador é medido de acordo com a adoção de material genético e com a diversificação do plantel”, acrescenta.

O CTC analisou usinas, com perfil inovador, que investem em novas tecnologias, melhoramento genético, sustentabilidade e que possuem foco na qualidade da produtividade.

Para José Olavo Bueno Vendramini, gerente de Desenvolvimento Técnico da Guarani, receber o Prêmio Inova atesta a qualidade das técnicas e processos adotados pela usina. “Manejo, genética e mecanização estão entre as principais características para uma boa produtividade e esta é a nossa aposta”.

A programação do evento incluiu uma série de palestras voltadas à cadeia produtiva de cana de açúcar e o lançamento da Série de Variedades CTC 9000, desenvolvida especialmente para produtividade no cerrado (Noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás, Mato Grosso e Norte do Mato Grosso do Sul). O objetivo dessa série é possibilitar que o plantio e a produção sejam compatíveis ao perfil da região.

Vendramini salienta que as três variedades lançadas (CTC 9001, CTC 9002 e CTC 9003) estão sendo utilizadas pela Guarani

Sobre as variedades lançadas

CTC9001 
Desenvolvida em climas restritivos ei testada nos últimos oito anos na região do Centro Oeste, a CTC9001 já apresentou 29% a mais de toneladas de POL/ha (sacarose em peso por hectare) do que as duas variedades mais presentes no mercado. Ela é adequada para o plantio mecanizado, possui estabilidade, riqueza de açúcares e também um PUI longo (Período Útil de Industrialização). 
CTC9002 
Já a variedade CTC9002 tem o porte ereto, é tolerante à seca e ao plantio mecanizado, apresenta longevidade e pode ser cultivada em solos mais restritivos. Ela já mostrou ter 25% a mais de POL/ha do que as duas variedades mais cultivadas no Brasil. 
CTC9003 
Por fim, esta variedade apresenta alto perfilhamento, está apta ao plantio mecanizado e é precoce. Além disso, ela não floresce e tem um PUI longo. A CTC9003 possui 18% a mais de POL/ha do que as outras duas variedades testadas.


Postado em 23/03/2013
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:886
Ontem:5.042
Total:94.865
Recorde:8.848
Em - 08/04/24