Amanhã é dia de escolher o futuro presidente do Brasil

Votação do 2º turno é mais tranquila

Amanhã novamente é dia de eleição para todas as cidades brasileiras que a escolha de presidente ficou para o 2º turno. Nenhum dos candidatos mais votados, Aécio e Dilma, teve o número de votos necessários para ser eleito em 1º turno. Em alguns Estados também acontece a disputa para governador, o que não é o caso de São Paulo que reelegeu Geraldo Alckmin para mais um mandato.
O chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, disse que com apenas um cargo em disputa as eleições serão mais tranquilas e os procedimentos, adotados na primeira vez, serão repetidos.
“No 1º turno tivemos muitos casos de eleitores que compareceram à seção de votação somente com o título de eleitor e sem o documento oficial com foto.  O eleitor foi orientado a buscar o documento. Essa é uma recomendação do Tribunal Superior Eleitoral que vai ser seguida novamente, então o eleitor deve estar atento”, explicou Campos Júnior.
O eleitor que não votou e nem justificou a ausência no 1º turno poderá votar normalmente neste domingo que a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição independente. “Neste caso o eleitor que tiver com o título regular, sem nenhuma pendência, poderá votar normalmente. A ausência no 1º turno poderá ser justificada a partir daquinzena de novembro, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 3,51 por turno não justificado”, informou Carlos.
Os postos de justificativa vão funcionar novamente nos mesmos lugares. Em Colina, nas escolas “Lamounier” e “Darcy” e em Jaborandi na “Alexandre”. As 55 urnas eletrônicas que serão usadas no pleito foram lacradas na segunda-feira e estão prontas para a eleição. O eleitor terá que apertar apenas duas teclas da urna, com o número do candidato escolhido e confirmar o voto.
O chefe do Cartório Eleitoral disse que no domingo o resultado da votação em Colina e Jaborandi será divulgado somente a partir das 20h. Isso ocorrerá em todo território nacional e é uma determinação da Justiça Eleitoral para não influenciar  o voto dos eleitores com fuso horário diferente. A diferença entre Brasília e o Estado do Acre e parte do Amazonas, que não adotam o horário de verão, passará de 2 para 3 horas. A votação nesses Estados está prevista para encerrar-se às 20h, no horário de Brasília. Os Cartórios Eleitorais não poderão divulgar e/ou fornecer nenhum resultado de votação, ainda que totalizada a Zona Eleitoral antes das 20h.

ABSTENÇÃO AUMENTOU
O número de eleitores que deixou de votar em Colina cresceu em comparação com a eleição de 2010. Na ocasião a abstenção foi de 3.120 eleitores (22,11%). Neste ano, no 1º turno, esse percentual aumentou para 3.441 eleitores, o que representa 23,65%.

 

Anúncio:


Postado em 25/10/2014
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:822
Ontem:749
Total:89.759
Recorde:8.848
Em - 08/04/24