Muda de castanheira, símbolo do “Amigos da Estação”, é arrancada

Os membros da Associação Amigos da Estação e Memória Ferroviária de Colina reuniram-se no feriado de quinta-feira. , que desta vez, o motivo do encontro estava relacionado ao símbolo do movimento, a muda de castanheira, plantada no dia 7 de fevereiro, data da fundação da entidade, que foi arrancada do canteiro em frente ao prédio da estação.         

A planta, encontrada a poucos metros do local com as folhas intactas, mas com as raízes bastante danificadas, foi trazida de volta ao canteiro por alguém que passava pelo local. A castanheira serviu de incentivo para um morador das proximidades da estação, que seguindo o exemplo, plantou outras duas mudas de plantas ao lado da castanheira, que também não foram poupadas.

Numa das passagens pela estação, prática que se tornou hábito diário para acompanhar o desenvolvimento da planta, o professor Renato Molleiro, presidente da Associação, encontrou a castanheira fora da terra, com as raízes à mostra, dentro do canteiro. Ele então decidiu reunir os membros da entidade que escolheram plantar uma nova muda da árvore no Dia de São José, data do padroeiro da cidade.

“Foi muita maldade fazer isso com a castanheira, que foi plantada com muito carinho e que representava os ideais do nosso movimento. Plantar outra muda no mesmo lugar não adiantaria, então resolvemos fazer o plantio de uma nova castanheira no Sítio São Carlos”, relatou Molleiro, que acrescentou, “fizemos o funeral simbólico da primeira muda, que foi sepultada aos pés da nova planta. Distribuímos também mudas da árvore aos membros da Associação para cultivá-las no coração, que é um lugar seguro”.

Infelizmente atos como este acontecem quase que diariamente contra o patrimônio público, que é depredado com atitudes covardes e sem explicação que lesam toda a coletividade. Desta vez o alvo foi um ser vivo que não incomodava ninguém. A muda da árvore foi plantada para que toda comunidade pudesse acompanhar o seu desenvolvimento, que agora irá crescer em outro lugar.

A castanheira plantada no dia da fundação da Associação. No canteiro, onde a planta ficou por apenas 36 dias, restou o buraco.


Postado em 28/03/2015
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:4.214
Ontem:749
Total:93.151
Recorde:8.848
Em - 08/04/24