O público de Barretos e região poderá conferir neste final de semana a peça “O Amante”, que inicia sua turnê pelo interior do Estado de São Paulo. Com patrocínio da Guarani, os atores Daniel Alvin e Paula Burlamaqui vão encenar o espetáculo às 21h desta sexta-feira, 16, e sábado, 17, no Centro Cultural “Osório Faleiros de Rocha” (antigo Cinema). Os ingressos, a  preços populares, custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos no local do espetáculo.

                “O Amante” apresenta os personagens Sarah e Richard. Casados dez anos, jamais tiraram suas máscaras um para o outro. Eles disputam, competem e querem dominar um ao outro, sem que seja possível desconfiar de quem está falando a verdade. Assim, eles acreditam que estão mantendo a vitalidade da relação e a renovação do prazer, em um mundo em que, invariavelmente, o cotidiano ameaça o amor com seus sintomas conhecidos: a rotina e o tédio. A peça foi sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro no ano passado.

                “A Guarani se preocupa com as comunidades nas quais atua, por isso sempre procura fomentar a cultura por meio de peças teatrais, apresentações artísticas e ações ligadas ao meio ambiente. É uma forma de retribuir o que a região nos oferece”, afirma Jacyr Costa Filho, Diretor-Presidente da Guarani.

Além de contribuir para a exibição da peça teatral, a Guarani participou de parte da restauração do Centro Cultural. Para restaurar o antigo Cine Barretos foi preciso realizar obras na fachada do prédio, na sala de projeção e nas instalações elétricas e hidráulicas. A Companhia foi responsável pelo mobiliário do espaço. Além disso, um palco foi construído em frente à tela de projeção para receber apresentações teatrais e de dança.

                Sinopse “O Amante”

O espetáculo “O Amante”, de Harold Pinter, provoca muitas e diferenciadas emoções e sensações. Esses estados alternados são um desafio inquietante e motivador para os atores Paula Burlamaqui e Daniel Alvim, que contracenam na comédia dramática.

Harold Pinter, com peças montadas pelo mundo afora, é reconhecido por ser um dos autores mais complexos e instigantes da cena teatral contemporânea, em função de sua sagacidade e sensibilidade acerca, principalmente, das relações afetivas conjugais.

 Em “O Amante”, Pinter levanta provocações, certezas, dúvidas, surpresas, tendo o casamento como o mote principal. Os diálogos são repletos de conflitos, jogos de dominação e de poder, que afloram na convivência do casal Sarah (Paula Burlamaqui) e Richard (Daniel Alvim). Nuances da intimidade e fantasias a dois, em que marido e mulher revezam-se entre algozes e vítimas, vão compondo uma história cheia de grandes revelações, alternadas por blefes e jogos eróticos. O resultado é uma atmosfera de desconfiança, na qual se perde o controle da verdade.

Na montagem, a verdade e a mentira terão de ser descobertas pela plateia, que no decorrer da peça, é convidada a tirar as diversas máscaras que acobertam as identidades do casal. 
                Segundo o diretor, “a peça apresenta algumas facetas do ser humano que não costumam ser olhadas, nem lembradas”. E como todo artista de alta qualidade, Pinter não aponta caminhos, nem soluções. Ele constata!

O texto apresenta um genial encadeamento de ideias ambíguas, comprovando a habilidade do autor como um artesão da dramaturgia, na opinião do diretor. “O diálogo é vivíssimo, ágil, sucinto e inteligentíssimo”, completa.

E para superar o desafio que o rico texto proporciona, Francisco Medeiros contou com uma equipe de mestres, como ele mesmo diz. O trabalho de corpo dos atores ficou a cargo de Neide Neves, que baseia sua formação na linguagem desenvolvida com Angel Vianna e, principalmente, com Klauss Vianna.

Aline Meyer, bastante conhecida no mundo teatral paulistano como autora de trilhas sonoras, soma em seu currículo mais uma vez, a assistência de direção. Marichilene Artisevskis é a responsável pelo figurino e o cenário, que alude ao mundo ambíguo dos personagens por meio de persianas, conta com a assinatura de Márcio Medina. Já a iluminação tem o estilo do não menos respeitado Maneco Quinderé.

O público assistirá a uma peça recheada de suspense, ironia, graça, fantasias eróticas, fetiches... Em outros momentos, presenciará cenas de profundas emoções!

Serviço

O que: Peça “O Amante”

Quando: Sexta-feira (16) e sábado (17) às 21h

Onde: Centro Cultural “Osório Faleiros de Rocha”


Postado em 15/03/2012
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:1.574
Ontem:1.330
Total:87.220
Recorde:8.848
Em - 08/04/24