Embaixador faz declaração de amor a Colina onde fixa residência
 
Embaixador Renato Prado Guimarães está de volta a terra natal.
 
O desejo de fixar residência em Colina foi concretizado pelo embaixador aposentado Renato Prado Guimarães, que adquiriu uma casa e mudou-se recentemente para a terra natal. A vontade de morar na cidade foi expressa em entrevista veiculada neste jornal, no mês de abril.
O assunto também foi tema do artigo, de sua autoria, “Vou-me embora para Colina”, postado em seu blog um dia depois, 9 de maio, da solenidade de despedida no Consulado em Frankfurt (Alemanha). O texto foi lido para os colegas no dia da despedida.
Ele mostra com orgulho, aos amigos, as botas que comprou na Sapataria Fera, do Paçoca em Colina, que diz não dever em nada as italianas ou inglesas. Conta o espanto das pessoas que não entendem “onde encontrou coragem para morar numa cidade minúscula” ao que ele responde: “encontrei coragem em minha covardia. É preciso ser muito valente para enfrentar a tortura diária de morar na capital São Paulo e seus custos, na minha avaliação, o dobro de Frankfurt, a 2ª cidade mas cara da Europa”.
Elogia a qualidade da água “que se pode beber da torneira”. Escreve também sobre o lago, jardins, saneamento. “Há avenidas largas que se dão o luxo de ter palmeiras imperiais nas ilhas de separação. A única queixa que ouvi, com respeito ao trânsito, é que as monárquicas palmeiras formam renques tão cerrados que os motoristas têm dificuldade para ver quem vai pela outra pista”. E continua... “em Colina nasceu e vive o escritor mais lido do Brasil, que não sou eu, mas sim o Augusto Cury, que no Brasil bate até o Paulo Coelho”.
O texto pode ser considerado uma declaração de amor para a cidade que nunca esqueceu e conseguiu regressar. “Eu volto às origens, volto a Colina com um sentimento deveras estranho, o sentimento de que dela nunca sai. Isso se chama raízes...”. 
Leia o artigo na integra no endereço: bloguedorenato@ccbf.info.

Postado em 08/06/2012
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:678
Ontem:749
Total:89.615
Recorde:8.848
Em - 08/04/24