Assuntos financeiros são campeões de reclamações
O Procon Municipal divulgou o balanço das atividades no ano passado, que somaram 2.365 atendimentos dos mais variados tipos de serviços. Os assuntos financeiros com 794 pessoas atendidas, o que representa 41% do total, foi disparada o maior motivo de procura do público.
Em 2º lugar, com 638 atendimentos (32%), ficou o item produtos, seguido de 387 solicitações de serviços essenciais (19%), 79 serviços privados (4%) e 65 pessoas procuraram o Procon com assunto relacionado à habitação (3%). O menor número de atendimento foi de saúde com 29 solicitações (1%).
O coordenador do Procon, Valter Cláudio Júnior, explicou que os atendimentos também resultaram em 209 Cartas de Informação Preliminares (CIPs), documento em que são solicitadas informações aos fornecedores e prestadores de serviços. “Temos conseguido um alto índice nas soluções de problemas enfrentados pelos consumidores. Das 209 cartas enviadas, resolvemos 195, ou seja, um total de 93% dos casos resolvidos, um dos mais expressivos do Estado. Além disso, realizamos 8 audiências presenciais, com representantes e advogados dos fornecedores, atendemos 373 usuários da Nota Fiscal Paulista para novos cadastros, alterações de senhas e transferências bancárias”, ressaltou o coordenador que esclarece que o Procon está de portas abertas na resolução de problemas, esclarecimento de dúvidas e orientações.
SEMANA DO CONSUMIDOR
Nesta semana, de segunda até amanhã, dia 15, acontece a Semana do Consumidor. O Procon Municipal não está promovendo nenhum evento, mas continua intermediando as negociações entre devedores e empresas, nos pedidos para limpar o nome, dentre outras atribuições do órgão de defesa do consumidor. O Procon funciona no prédio do Ganha Tempo.