Colina tem 13.971 eleitores aptos a votar em outubro
O maior movimento de eleitores atendidos no Cartório Eleitoral aconteceu principalmente no último dia 8, final do prazo para solicitar serviços e regularizar a situação para votar no pleito municipal de outubro.
Apesar do movimento mais acentuado houve poucas filas ao longo do dia e os eleitores que procuraram o Cartório não passaram mais de quinze minutos sem atendimento. Os serviços mais procurados foram de transferência e alistamento, principalmente de jovens que tiraram o título pela primeira vez.
O chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, informou que nem todos os eleitores atendidos presencialmente fizeram a biometria porque parte já tinha a digital coletada.
“Somente no dia 8 de maio atendemos 164 eleitores presencialmente na sede do Cartório e a maioria realizou alguma operação no cadastro. No último dia atendemos 250 eleitores nas três cidades: Colina, Jaborandi e Terra Roxa”, explicou Campos Júnior, que ressaltou: “O Cartório possui convênios com as prefeituras de Jaborandi e Terra Roxa, chamados de ‘Parceria Cidadã’, que possibilitam aos eleitores destes municípios auxílio para acesso aos serviços digitais, sem a necessidade de comparecimento ao Cartório de Colina. A coleta da biometria é realizada, exclusivamente, na sede do Cartório em Colina. Só poderá votar em outubro o eleitor que estiver com a inscrição regular”.
Com o encerramento do cadastro também foi divulgado o número de eleitores aptos a votarem nas eleições do dia 6 de outubro. Colina tem 13.971 eleitores, Jaborandi 5.043 e Terra Roxa 6.391.
O Cartório agora se concentra nas atividades relacionadas às eleições municipais, como seleção e treinamento de mesários, tramitação de processos relativos ao pleito, preparação das urnas eletrônicas, apreciação dos processos de prestação de contas anuais dos partidos políticos, dentre outros serviços.