Doações podem ser feitas antecipadamente
Na próxima quinta-feira, dia 30, se comemora o Corpus Christi conhecido pelos tapetes coloridos que enfeitam as ruas de diversas cidades durante a tradicional celebração católica.
Em Colina, o Corpus Christi tem um sentido social porque toda comunidade colabora com doações para ajudar os mais necessitados. Neste ano estão sendo arrecadados alimentos não-perecíveis e cobertores que, primeiramente, serão distribuídos nas 21 comunidades que formam a Paróquia e o excedente aos desabrigados do Rio Grande do Sul.
“A Diocese de Barretos já enviou diversas carretas ao sul do Brasil que vive a pior tragédia da sua história, com milhares de desabrigados que precisam da solidariedade e da oração de todos nós. Primeiro vamos suprir as necessidades dos colinenses e depois se exceder encaminharemos à Minibasílica em Barretos, que é ponto de arrecadação”, disse padre Santana que acrescentou: “A mobilização tem sido muito grande, os donativos continuarão a ser enviados até que seja necessário. O povo brasileiro é super solidário e se engaja de forma voluntária”.
MISSA E PROCISSÃO
A missa de Corpus Christi será realizada na Rua 13 de Maio, em frente ao Lar São José, onde fica a Comunidade São Benedito. Na celebração, que tem início às 16h, serão empossados todos os ministros da eucaristia, inclusive os novos, que têm mandato de um ano. Na sequência acontece a procissão até a igreja matriz com a bênção do Santíssimo.
“Cada quarteirão terá uma casa que receberá as doações de alimentos e cobertores, que serão coletados por um caminhão logo depois da passagem dos fiéis. As doações serão colocadas no Lar Paroquial para a distribuição nas comunidades no dia seguinte pelos coordenadores, que conhecem a realidade dos moradores”, explicou o pároco.
As doações antecipadas podem ser feitas aos coordenadores das comunidades ou no Lar Paroquial. “Vamos celebrar a presença de Jesus na nossa vida. Ele deixou o alimento, que é Ele mesmo, o Corpo e Sangue de Cristo. Doou o que tinha de melhor, de mais precioso, não deu qualquer coisa, nem o que sobrava. Jesus se doa a nós na Eucaristia e nós também vamos doar aquilo que temos de bom, ser solidários e ajudar ao próximo”, finalizou Santana.