e Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou verificação metrológica no último dia 21 de maio no radar instalado no Km 410, sentido norte, da Rodovia Faria Lima (SP 326).
Quando o instrumento é aprovado, como aconteceu em Colina, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a fabricante é notificada a corrigir o erro. A empresa Tallentech é responsável pelo radar na Faria Lima.
A verificação metrológica no radar leva cerca de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pela autarquia. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/
A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do Ipem-SP em São José do Rio Preto. Em 2023, o Ipem-SP verificou 6.265 radares nos 645 municípios que compõem o Estado.