Destaques da Semana

Cacá está pré-selecionado para Paris

Faltando menos de dois meses para os Jogos Olímpicos começarem, o cavaleiro colinense Carlos Eduardo Parro “Cacá” já é um dos pré-selecionados para integrar a equipe brasileira de hipismo que representa o Brasil e Colina em Paris, a principal cidade francesa anfitriã. Esta será a 4ª Olimpíada de Cacá, que já conquistou 5 medalhas Pan-americanas.

A reportagem manteve contato com o cavaleiro que em entrevista anunciou que a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) divulgou uma lista recente com os cinco possíveis cavaleiros, que intregrarão a equipe do Concurso Completo e seu nome está entre os citados. Nas próximas semanas serão anunciados os quatro que vão competir na França e desses um será o reserva.

“São três resultados que precisam ser atingidos para conseguir o índice. Comecei no ano passado na Irlanda e, em abril e maio deste ano, na Polônia. É um nível de competições bem alto e são três resultados a serem obtidos. Por esse lado é difícil, mas por outro estamos acostumados e os cavalos treinados a fazer isso”, explicou  Parro que antes das Olimpíadas tem algumas competições na Inglaterra, onde reside desde 2003, de nível mais baixo, para disputar com o cavalo que vai para Paris somente para manter a forma física.

Ele definiu o Palácio de Versalhes, nas redondezas de Paris, onde serão realizadas as provas de hipismo como “maravilhoso”.  Perguntado qual a expectativa dele no individual e por equipe, Cacá foi categórico: “O nível de competividade nas Olimpíadas é muito forte. Existem cerca de 6 equipes que realmente brigam pelas três medalhas. Ultimamente a gente tem entrado entre essas equipes. Esperamos chegar lá em condições de competir por uma medalha”.

Como a França fica próxima à Inglaterra, o cavaleiro disse que vai para Paris somente alguns dias antes dos Jogos Olímpicos. “A distância próxima facilita muita a locomoção, principalmente dos animais. Como só podemos competir com um cavalo vou levar a Safira, que compôs a equipe do Pan-Americano de 2023 em Santigo, no Chile, onde conseguimos a medalha de bronze”.

A égua está com Cacá a seis anos e a preparação de um animal deste nível é longa. “Começamos saltando em competições menores até ela chegar no nível olímpico”. André Parro, irmão de Cacá, não participa da Olimpíada.

Conjunto Cacá/Safira que representa o Brasil e Colina nas Olimpíadas em Paris, na França.