A cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas acontece na próxima semana, de 24 a 26 de setembro, no Cartório com a presença do Juiz Eleitoral. O procedimento deixa os equipamentos preparados para receber os votos no dia das eleições.
O Cartório Eleitoral informou que serão três dias porque as mídias de carga das urnas serão geradas na terça-feira, dia 24, a partir das 11h. A carga e a lacração das urnas de Colina, Jaborandi e Terra Roxa, municípios que formam a 178ª Zona Eleitoral, serão feitas nos dois dias subsequentes.
A 178ª Zona Eleitoral possui 87 urnas no total e 12 são de contingência (reserva). Colina tem o maior número com 39, seguida de Terra Roxa (22) e de Jaborandi com 14. O número de urnas corresponde ao de sessões eleitorais de cada município.
A cerimônia de geração das mídias, carga e lacração das urnas consiste na gravação dos dados de eleitores da seção, dos nomes e fotos dos(as) candidatos(as) em cartões de memória. Esses cartões são utilizados para dar carga, isto é, inserir os dados referidos em cada uma das urnas eletrônicas. Em seguida, os equipamentos recebem lacres produzidos pela Casa da Moeda e rubricados pelo Juiz Eleitoral, ficando prontas para serem utilizadas no pleito.