Destaques da Semana

Golpes envolvendo idosos aumentaram 85% nos últimos meses

Vítima têm procurado o Procon que orienta os consumidores

O Procon Municipal faz um alerta sobre os casos de golpes que tiveram um aumento de 85% no 2º semestre do ano até agora. Os idosos continuam sendo as maiores vítimas. De todos os casos que chegam ao órgão de defesa do consumidor, que funciona no Ganha Tempo, 95% são de pessoas da 3ª idade que tiveram prejuízos financeiros. Pessoas mais novas também procuram ajuda, mas a proporção é bem menor.

Um dos golpes aplicados é o que utiliza o nome do Procon. “Os idosos que clicaram em links disponibilizados nas redes sociais foram informados de  valores a receber e que o Procon estaria devolvendo esse dinheiro. A vítima digita o CPF e aparece o valor a ser resgatado, mas são solicitados dados pessoais, telefônicos e bancários que são uma estratégia dos golpistas, que utilizam essas informações”, destacou Edmar Solera, coordenador substituto do Procon que faz um alerta: “O Procon de Colina e nem de outras cidades liga ou envia mensagens pedindo informações pessoais ou financeiras e muito menos a devolução de valores. Isso é um golpe, não cai nessa. Nos procure para checarmos do que se trata e, em hipótese alguma, passe seus dados em redes sociais, sites ou ligações telefônicas”.

O servidor frisou que jamais o Procon solicita pagamentos, taxas ou qualquer tipo de compensação por serviços prestados ou resolução de questões. Qualquer solicitação deste tipo é uma fraude.

DESCONTOS APOSENTADORIAS

O Procon colinense também está recebendo muitas reclamações em relação a descontos de aposentadorias de beneficiários do INSS, que está vindo com desconto de Sindicato de forma indevida. “Estamos resolvendo cerca de 90% dos casos que chegam até nós com a devolução do dinheiro em dobro. Outros casos estamos encaminhando para a esfera judicial, por meio das pequenas causas, para que as vítimas recuperem os valores perdidos de alguma forma. É preciso apresentar o extrato do benefício para verificarmos o número de cobranças, o período em que ocorreram e identificarmos qual Sindicato fez os descontos para solicitarmos o cancelamento”.

O coordenador também falou sobre os sites fakes. “Nem todas as empresas são confiáveis e muitas repassam o banco de dados com as informações dos clientes. Estão criando site fakes e disponibilizando-os na busca da internet para que as pessoas emitam guias. Não pague nenhuma guia, nos procure primeiro para não perder dinheiro”, salientou Solera.

Em caso de dúvida não faça nenhum pagamento de guia ou boleto, desconfie. Procure o Procon para esclarecer qualquer tipo de dúvida. Não confirme e nem repasse seus dados em hipótese alguma. Procure o Procon Municipal que funciona no Ganha Tempo ou ligue: 3341-9150 para maiores informações.

O atendimento no Procon Municipal está a cargo do atendente Renato Camolese e do coordenador substituto Edmar Solera.