Agilizar e direcionar as equipes de combate a incêndios mais próximas dos focos é a meta do Comitê de Crise DR-14, criado por iniciativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que conta com apoio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, juntamente com as Polícias Rodoviária e Ambiental, Prefeituras, usinas e proprietários lindeiros da região.
Colina é um dos municípios que integra o comitê criado para dar um atendimento mais ágil as notificações de incêndio. O Estado enfrenta uma crise hídrica que não ocorria há vários anos, agravada pela estiagem prolongada, temperaturas elevadas e a baixa umidade relativa do ar, que em Colina tem ficado sempre abaixo de 25%. O menor índice, em torno de 11,5%, foi do dia 4 de setembro. Estes são fatores que colocam os órgãos municipais e estaduais em alerta máximo.
O coordenador da Defesa Civil, Jaci Salim Paro, informou que o município registrou dois incêndios, nos reflorestamentos da Fazenda Baixadinha (ao lado do cemitério) e no do Jardim Santa Lúcia. “A chegada do período chuvoso e caudaloso poderá fazer a compensação hídrica na região, ocasionada pelo período prolongado sem chuvas”, destacou Jaci.
A Defesa Civil está lotada dentro da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, porém a parte executiva (equipamentos/equipe treinada) estão lotados na Secretaria de Serviços Urbanos. Em caso de incêndio ligue: 3341-9520 (Defesa Civil em horário comercial) ou 3341-2263 que funciona 24 horas.