De acordo com a bíblia, Deus ama e abençoou a Família, como diz em Gênesis 1: 26-28
“Façamos o homem conforme nossa imagem e semelhança, tenha ele domínio sobre as aves dos céus, os peixes do mar e sobre todo animal que rasteja pela terra” ou seja, Deus criou o homem para dominar todas as coisas, entretanto vivemos hoje dias difíceis, onde o domínio está invertido, pela bebida, drogas, sexo e principalmente famílias desestruturadas. Onde nos perdemos? Na desconexão do homem a Deus no jardim do Éden, essa desconexão trouxe um vazio existencial para o ser humano, levando-o à busca desesperada em tudo o que não consegue preencher o vazio através de tudo o que vemos hoje. A tecnologia deveria ser um instrumento para o desenvolvimento cognitivo, ampliar a capacidade de discernir o que edifica a família, embora seja importante ela induz ao vício dos algoritmos.
Também a permissividade dos pais em não colocar limites, estamos formando crianças e adolescentes sem autonomia nas escolhas, sem capacidade de tomar decisões, são levados pelo senso comum, sem perspectivas com o futuro, ou seja, estão desestruturados familiarmente, desprovidos de capacidade em fazer escolhas, portanto a responsabilidade é dos pais, a educação de berço é fundamental, entretanto terceirizam para as escolas que não estão preparadas para tais funções e sim para ensinar pedagogia.
Os Governantes também não cooperam para que a educação seja mais eficaz, permitindo introdução de ideologias de gênero , sendo que em Gênesis Deus criou o homem e a mulher. Deixando muito claro o respeito que tenho para com aqueles que fizeram opção diferente do que a natureza intrínseca pela qual foi formado.
O maior investimento que podemos fazer é cuidar bem da nossa família e para isso precisamos usar a fé, sem Deus não somos nada, Ele morreu na cruz sem merecer, pois a morte substitutiva é a maior demonstração do amor incondicional pelo ser humano, entretanto não são tantas famílias que valorizam esse ato de amor.
Por isso, quero fazer uma pergunta, o que estamos fazendo com a vida? Que valor nós temos dado para nossa família? Às vezes trabalhamos muito e não temos tempo para viver em família, infelizmente só daremos valor quando perdemos alguém, por isso, gostaria de fazer um clamor a você leitor, ame mais, discuta menos, abrace mais, diga para as pessoas ao seu redor o valor que elas tem para você. Se praticarmos esses pequenos detalhes teremos grandes mudanças em nossas vidas e também em nossa família.
Marcelino Silva
Psicólogo