Destaques da Semana

Implementação de modalidades olímpicas é uma das propostas de João Felipe, estreante na política

“Serei um vereador ativo para contribuir com o desenvolvimento da cidade”

O vereador eleito João Felipe Vaz Faria foi o entrevistado do “Conexão Tudo de Bom” do último dia 11. O engenheiro mecânico de formação é estreante na política e foi eleito pelo PSDB com uma votação considerável, de 337 votos na 2ª eleição que disputou. Na primeira, em 2020, obteve 187 votos.

Ele acredita que a Câmara será mais unida e irá trabalhar em prol da população. A taxa de reeleição, que caiu em diversas cidades da região, é um fato. “Os eleitores tem apostado em pessoas mais novas e quem ingressa na vida pública tem que ser de fácil acesso, disposta a atender a todos os cidadãos o tempo inteiro. Vou correr atrás de melhorias para ajudar o máximo de munícipes possível”, declarou.

“Sempre gostei da política e há quatro anos tive o meu primeiro convite para disputar uma campanha. A primeira votação foi algo extraordinário porque foi uma campanha muita rápida por causa da pandemia. Fui convidado novamente e desta vez fiz mudanças que deram certo”, contou João Felipe que acrescentou: “Amigos e familiares abraçaram a causa e me ajudaram. Nasci e fui criado em Colina, como meus pais que também são daqui. Tenho uma paixão muito grande por esta cidade, tive oportunidade de ir embora, mas optei em ficar”.

João Felipe disse que nesta eleição teve reforço. “A primeira viagem é sempre mais difícil, apanhamos um pouco e isso é normal. Consegui alguns aliados e tive um contato maior com os familiares, reforçando que seria candidato para obter o apoio deles”.

VEREADOR ATIVO

Perguntado sobre o que pretende fazer na Câmara, ele afirmou: “Pretendo ser um vereador ativo que contribua com a sociedade. Se vier projeto que não é o nosso, vamos analisar e se for para beneficiar a grande maioria da população, com certeza, estaremos juntos”.

Ele disse que as principais áreas, que todo político precisa atuar, são a saúde, educação e esporte. “Sou apaixonado por esporte desde criança e uma das minhas propostas é implementar as modalidades olímpicas para destacar jovens talentos colinenses. Temos estrutura e profissionais capacitados para dar o pontapé neste projeto. É só questão de correr atrás dos incentivos do governo e colocar em prática. Outro objetivo é incentivar os atletas amadores com ajuda de custo para se desenvolverem no esporte”. Ele destacou também: “Temos grandes nomes revelados no futebol, no hipismo com potencial enorme. Há bastante jovens desacreditados no esporte por falta de incentivo que tem tudo para dar certo”.

Outra meta é oferecer curso de robótica nas escolas como existe em outros municípios para motivação das crianças. Ele reforçou ainda que o Centro  Integrado de Educação e Cultura, inaugurado recentemente no Parque Débora Paro, é um espaço que deve ser explorado com a união das escolas para desenvolvimento de projetos musicais, artes cênicas, etc.

UNIÃO DE DADOS DO PACIENTE

Na saúde a meta é a união de dados dos pacientes. “Se o munícipe é atendido na Unidade Básica de Saúde e, por ventura, passa mal ou precisa buscar atendimento no hospital ou no Pronto Atendimento Municipal as informações estão no sistema, de fácil acesso para o médico. Os exames que o paciente fez no hospital para consultar na UBS, todos os dados estarão unificados. A pessoa não precisa se deslocar para buscar resultado. Por sua vez o médico não precisa consultar um familiar para saber as medicações e tratamento porque estarão disponíveis. Muitas vezes o paciente idoso não se recorda destas informações quando da consulta com o médico”.

Outra proposta do vereador é indicar a descentralização da farmácia da Secretaria da Saúde. “Se conseguíssemos colocar mais dois pontos para retirada de medicamentos ajudaria bastante. Dá para ser feito porque já temos as UBSs nos bairros, não impactaria o orçamento. Para indicarmos temos que ir atrás do recurso, não adianta criar uma despesa sem achar uma receita”.

RECLAMAÇÕES NA CAMPANHA

O vereador disse  que tirou férias do trabalho na campanha e percorreu a cidade toda. Ele contou  que recebeu muitas reclamações e sugestões e que está analisando cada uma delas. “Andava com uma caderno para anotar tudo que achava relevante para dar seguimento na Câmara e falava que se conseguisse ser eleito voltaria ali novamente para conversar mais”.

As principais cobranças era o atendimento pediátrico 24 horas com profissionais especializados e a mudança do horário de atendimento das creches. “Essa última é uma grande discussão que vamos aprofundar na Câmara. A maioria da população sai do serviço às 18h e precisa pedir para um familiar ou contratar alguém para buscar a criança. É necessário encontrarmos um meio termo porque sabemos que a questão financeira pesa com a contratação de mais funcionários ou com a ampliação do horário”.

Em uma das conversas algumas senhoras o pegaram de surpresa ao perguntar quais eram seus planos para a população idosa.  “A população está envelhecendo e precisamos dar um conforto a mais porque deu tudo que podia no período ativo da vida e agora necessita de um respaldo com a promoção da saúde para que se sintam bem. A ideia é criar projetos e programas para melhorar o desenvolvimento dos idosos e o incentivo a prática esportiva. Temos uma 3ª idade ativa, precisamos dar uma força maior e um olhar mais atencioso”.

A VIDA PROFISSIONAL

O vereador eleito também contou um pouco sobre a vida profissional na entrevista. Ele trabalha desde os 16 anos e se formou em engenharia mecânica em 2019 pela Unifeb. A carreira no Hospital José Venâncio começou em 2012 e atualmente exerce o cargo de encarregado de manutenção.

A carga de trabalho aumentou com a implantação da UTI e o tomógrafo é um equipamento primordial. “O equipamento era um sonho antigo, já tínhamos os aparelhos de raio x e ultrassom. Com a pandemia o governo liberou algumas verbas e equipamentos e fomos contemplados com o tomógrafo”. Ele salientou: “Precisamos apresentar um projeto, executado por etapas e seguindo todos requisitos pré-determinados. Tivemos que contratar uma equipe especializada e acompanhamos de perto todo serviço, dando total auxílio para a instalação do equipamento. Houve a troca de todo o painel elétrico do hospital já que o transformador, com pouco tempo de uso, precisou ser substituído por outro mais potente. Isso gerou empecilhos que atrasaram a obra”.

MODERNIZAÇÃO DO HOSPITAL

A pandemia foi um período positivo para o hospital colinense que se tornou um modelo na região. “Nessa época veio muito recurso e o governo propôs a abertura de leitos emergências de UTI. Primeiramente montamos na estrutura existente e depois reformamos até a regulamentação para a UTI fixa. Trabalhamos muito e, às vezes, até dormíamos no hospital porque não dispúnhamos na época de um tanque de oxigênio. Por conta disso os cilindros dos pacientes precisavam ser trocados a noite”. 

Para o vereador eleito o primeiro mandato será de muito aprendizado e que irá diluir as críticas porque ninguém é perfeito. Ele prometeu ainda que as críticas construtivas serão acolhidas.

O vereador eleito nos estúdios da Rádio 105 FM.
O estreante João Felipe foi o entrevistado do programa “Conexão Tudo de Bom” do último dia 11.