Dia 22 – Sábado
19h – Missa na Matriz
Dia 23 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 25 – Terça-Feira
20h – Missa na Comunidade Santo Antônio – Nosso Teto
Dia 26 – Quarta-Feira
19h30 – Missa comNovena de N. Sra. do Perpétuo Socorro na Matriz
20h – Reunião com os coordenadores das Comunidade
“ AMOR AOS INIMIGOS”
Esta sétima semana do Tempo Comum nos convida a uma experiência reflexiva sobre a ética do Reino de Deus. Em meio às incertezas e desafios do mundo contemporâneo, somos provocados a viver segundo os princípios da misericórdia, do perdão e do amor incondicional, ensinados por Jesus no seu Evangelho de Lc 6,27-38.
O perdão cristão não pode ser reduzido a um ato de justiça ou imposto como um dever social. Juridicamente, o perdão não tem lugar; o código penal não contempla o ato de perdoar. O gesto surpreende, e muitas vezes,o heroico perdão surge do amor gratuito, sem depender de condições prévias. Não exige nem reivindica nada em troca. Quando perdoamos, é por amor genuíno. Estabelecer condições para o perdão é distorcer sua verdadeira essência. Que esses ensinamentos sejam mais que reflexões teóricas, tornando-se o fundamento de uma vida comprometida com a construção de um mundo mais justo e compassivo, que reflita a imagem do Reino do Deus da vida.
O ensinamento de Jesus é profundo e desafia as normas sociais ao propor o amor aos inimigos e a prática da generosidade sem esperar retribuições. Como podemos aplicar esses princípios no contexto das relações interpessoais e sociais atuais? Seria viável, ou é mais simples criar outras interpretações das instruções de Jesus?
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco