Barretos e Região Destaques da Semana Principais Notícias

Defensoria Pública promove mutirão para reconhecimento de paternidade

Colinenses e jaborandienses podem solicitar o serviço, que é gratuito

Unidade da Defensoria Pública em Barretos, que participa do mutirão que acontece no dia 16 de agosto.

Colina e Jaborandi não possuem Defensoria Pública, mas os moradores dos dois municípios poderão participar do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, campanha nacional de reconhecimento e investigação de paternidade que será realizada em 50 unidades do Estado, inclusive na de Barretos, no dia 16 de agosto (sábado), das 9 às 13h.
A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) oferecerá, em um único dia, exames de DNA gratuitos, orientação jurídica e encaminhamentos para conciliação e reconhecimento extrajudicial de paternidade, facilitando o acesso de milhares de famílias ao direito fundamental à identidade. Todos os serviços são gratuitos.
“É uma campanha legal e haverá coleta de material genético no dia quando há dúvida sobre a paternidade, sendo necessário que as pessoas se dirijam até a Defensoria Pública para fazerem o exame. Isso adianta muito o procedimento de reconhecimento de paternidade. Não será exigida avaliação financeira nos casos em que não houve ajuizamento de ação judicial”, explicou o defensor Fábio Henrique Esposto, da 2ª Defensoria Pública de Barretos, que ressaltou: “Serão encaminhados para reconhecimento de paternidade espontâneo os casos que não existam dúvidas sobre a paternidade e não conste o nome do pai no registro. Além disso, será oferecida orientação jurídica gratuita sobre guarda, alimentos, reconhecimento de paternidade e temas correlatos”.
Qualquer pessoa que deseje regularizar o reconhecimento da paternidade pode participar do mutirão, seja criança, adulto ou adolescente. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 13 de agosto, através do site Mutirão Nacional de Reconhecimento e Investigação de Paternidade 2025 – Portal DPESP, https://www.defensoria.sp.def.br/atendimento/mutirao-nacional-de-reconhecimento-e-investigacao-de-paternidade-2025.
Os moradores de Colina e Jaborandi também podem realizar o agendamento pelo email: unidade.barretos@defensoria.sp.def.br
O reconhecimento da paternidade é um passo essencial para assegurar direitos básicos das crianças, como acesso à herança, benefícios previdenciários e, principalmente, o direito à identidade e ao vínculo familiar.