Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia

Dia 18 – Quinta-Feira
20h – Missa na comunidade São Sebastião

Dia 19 – Sexta-Feira
20h – Missa na comunidade N. Sra. Perpétuo Socorro – Fazenda Brejo Limpo

Dia 20 – Sábado
19h –
Missa na Matriz

Dia 21 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na Matriz
10h30 – Batizados na Matriz
19h – Missa na Matriz

Dia 23 – Terça-Feira
20h – Missa na comunidade Santo Antônio – Nosso Teto

Dia 24 – Quarta-Feira
19h30 –
Missa com novena na Matriz
20h – Reunião dos coordenadores de comunidade

UMA ESPERTEZA SANTA QUE NÃO ENGANA OS POBRES!

A esperteza dos corruptos que se utilizam de todas as oportunidades para enganar os pobres é denunciada pelo profeta Amós - Am 8,4-7. Trata-se de esperteza opressora e egoísta, muito próxima a cultura da corrupção, na qual os que se acham mais espertos aproveitam para alavancar seu bem-prazer. O administrador desonesto do Evangelho de Lc 16,1-13 - embora paradoxal, conforme afirma Jesus, apresenta pistas de uma esperteza boa, voltada para ajudar os fracos, os endividados que estavam na mão do rico proprietário.
São Paulo na carta de 1Tm 2,1-8 - ajuda a compreender que a atitude pastoral por excelência é revelar o rosto misericordioso de Deus, que “quer que todos sejam salvos”. No caso dos honestos a oração é de agradecimento pelo bem que realizam e pelo seu exemplo de fidelidade. Já no caso dos desonestos a prece é pela conversão, para que, ainda em vida, possam transformar as atitudes corruptas em novas oportunidades de reconciliação e de vida santa.
A liturgia da Palavra, de fato, convida-nos a transformar nossas perversões, que desumanizam aquilo que somos. Uma das sensações da corrupção é a alegria de tirar proveito da pequenez do outro; no entanto, essa sensação corrupta machuca ainda mais a nós mesmos, aquilo que somos, desvirtua nossa vocação para fazer o que é certo, além de aumentar os cenários de injustiça.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA
Pároco