
A cultura do café nas principais cidades, o impacto na economia regional, bem como a arquitetura das fazendas e vilarejos, são tema da exposição “Memórias afetivas e a cultura do café na região noroeste paulista”, produzida por Evandro Júnior F. Silva, que tem visitação gratuita no Centro Integrado de Educação e Cultura “Hugo Martins Tristão”.
As fazendas de Colina e os acervos do Museu Municipal, datados da época cafeeira, fazem parte da mostra, como os tipos do grão, produção, colheita, armazenamento e torrefação. São 12 painéis e peças de acervo que, por meio de fotos e textos, apresentam o impacto do cultivo cafeeiro na formação do patrimônio cultural, especialmente nos séculos XIX e XX.
A exposição é fruto do Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual. A Prefeitura, Secretaria de Cultura e o Centro Integrado convidam os colinenses e visitantes da região para a exposição, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 17h.
