Ciclomotores vão exigir uso de capacete, habilitação e emplacamento

A partir de 1º janeiro passam a valer as novas regras para ciclomotores, ou seja, os condutores têm até o final deste ano para se adequar às regras de trânsito.
Os ciclomotores podem chegar até 50km e a partir do ano que vem será exigido dos condutores o uso de capacete, habilitação A (mesma exigida para motos) ou ACC (um pouco mais simplificada e especial para esses veículos) e emplacamento obrigatório, válido em todo o país. Os condutores que não cumprirem a lei serão multados e o veículo removido.
Muitas pessoas não sabem a diferença entre ciclomotores e autopropelidos. Na primeira categoria os veículos podem ser elétricos ou à combustão, tem duas ou três rodas, potência até 4 mil watts e velocidade máxima de 50 km/h.
Os Autopropelidos são bicicletas elétricas com aceleradores, patinetes e monociclos que atingem velocidade máxima de 32km/h. As regras para esta categoria continuam as mesmas e nada muda.
Dados apontam que a venda de ciclomotores elétricos aumentou 32% no Brasil nos primeiros oito meses de 2025. Em São Paulo, o crescimento chegou a 72% devido a facilidade da mobilidade urbana. Além disso, essa categoria é sustentável, ajuda na diminuição da poluição.











