Dia 12 – Sábado
19h – Missa na Matriz
Dia 13 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 16 – Quarta-feira
19h30 – Missa com novena na Matriz
“BEM–AVENTURADOS OS QUE CONFIAM NO SENHOR”
O Evangelho de Lc 6,17-26 – deste final de semana, marca o início do assim chamado Sermão da Montanha. O Texto de Lucas tem paralelo em Mateus 5,1-12. As duas narrativas apresentam similaridades e diferenças. Enquanto o texto de Mateus mostra Jesus ensinando com autoridade no topo da montanha, Lucas descreve Jesus ensinando em lugar plano, próximo de seus discípulos e da multidão. Para Lucas, a autoridade de Jesus se situa em outro nível: ele é o Filho de Deus entre nós. As leituras que nos são propostas nesta liturgia nos fazem refletir sobre o protagonismo de Deus em nosso meio.
A leitura de Jr 17,5-8 – ressalta o perigo da autossuficiência dos que põem sua confiança mais nos seres humanos que em Deus. Aqueles que escolhem depositar sua confiança no Senhor se dispõem a percorrer um caminho de sabedoria, de vida e de felicidade plena.
A leitura de 1Cor 15,12-20 – é a continuidade da catequese de Paulo acerca da ressurreição. O apóstolo sugere que façamos uma leitura da vida na perspectiva da vida plena, isto é, da vida nova que nos é reservada pela ressurreição.
As bem-aventuranças que encontramos segundo Lucas e Mateus se inspiram no Antigo Testamento particularmente nos Salmos e na literatura sapiencial. Elas propõem ser um caminho de vida para aqueles que buscam as bênçãos de Deus. Bem–aventurado, no contexto do Evangelho, quer dizer feliz, abençoado, aquele que obteve o favor de Deus.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco