Destaques da Semana

Ano letivo começa com novidades para os alunos

Novidades no uniforme, ensino apostilado e merenda com inclusão de suco de laranja

Secretária Débora, entrevistada do programa da 105 FM transmitido no último dia 12.

O “Conexão Tudo de Bom” do último dia 12 entrevistou Débora Helena Fernandes, que fez um balanço do primeiro ano à frente da Secretaria Municipal de Educação que encerrou 2025 com 2.825 alunos atendidos nas 15 unidades educacionais do município e mais de 700 funcionários.
A secretária contou as novidades do ano letivo, que tem início na próxima semana com a retomada das aulas na Educação Infantil na próxima segunda-feira (dia 26) e Ensino Fundamental (28).
“Foi um ano de aprendizado e muito trabalho para a equipe da Educação. Não tivemos transição de governo e já começamos com muita vontade de fazer certo. Tivemos que nos adaptar a nova rotina, organizar as contas, aprender a parte burocrática e como proceder na manutenção das escolas. Trabalhamos em 2025 para preparar o ano letivo deste ano. Estamos na Secretaria para a educação melhorar”, destacou Débora que ressaltou: “Apesar da contenção de gastos, não faltou nada. Inserimos mais frutas na alimentação, purê, houve a inclusão de arroz doce, esse ano terá biscoito e toda sexta-feira suco de laranja de garrafinha. Agradeço toda equipe da Central de Alimentação pela preparação das refeições balanceadas”.
ENSINO NIVELADO
Esse ano será de novidades na Educação, começando pelos uniformes que terão uma nova cor e não será só camiseta. “Teremos um kit escolar também, mas é uma surpresa. O ensino será apostilado, o professor tem autonomia se sentir a necessidade de trabalhar de uma forma diferente, podendo auxiliar o aluno com atividades complementares, mas a função é deixar o aprendizado nivelado, com o mesmo conteúdo, para todos os alunos terem as mesmas oportunidades”, explicou Débora que acrescentou: “Outra ação neste ano são as listas de espera por vagas que serão divulgadas no site oficial do município para manter a clareza. Essa relação será atualizada quatro vezes ao ano. Os familiares dos alunos e profissionais também vão preencher uma avaliação de ensino para entendermos como estão vendo o ensino em Colina”.
A secretária contou também que neste ano será de preparação para implantação do período integral em 2027. “Iremos fazer a grade curricular para duas unidades, uma exigência do Plano de Educação que temos de cumprir”. Débora disse que a previsão é que a creche da Nova Colina fique pronta neste ano. “Como é uma obra federal, temos que aguardar”.
INCLUSÃO
A Rede conta com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) com quatro professoras efetivas que definem a necessidade dos alunos até 12 anos que tem laudo. As profissionais conversam com a família, na sala há material diversificado, computadores e o professor atende de forma individualizada. As crianças que não estão no AEE são encaminhadas com urgência para o CIADI. Até os últimos dados, tínhamos 89 alunos respaldados neste centro que conta com atendimento de terapia ocupacional, psicopedagoga, fonoaudióloga e psiquiatra. Temos 127 assistentes educacionais na rede que prestam assistência para os alunos laudados, principalmente com TEA, síndrome de Down, há cadeirantes também”.
ANO DE PARCERIAS
A Educação contou com parcerias importantes no ano passado, como a do banco Sicredi, que tem participado dos eventos do município. “Todo mês os alunos da Escola Ananias tiveram aulas de educação financeira e no encerramento conheceram as instalações da cooperativa, inclusive teve até um jogo sobre tudo que aprenderam. Neste ano será a vez da Escola Venâncio. Quantas pessoas trabalham e não sabem cuidar do próprio dinheiro, não sabem poupar. A CTLNet também ajudou em todas as ações que o município promoveu. A educação fluiu pela parceria. Agradeço a todos que nos auxiliaram neste sentido”.
FERRAMENTA DE AUXÍLIO
Débora disse que a Inteligência Artificial é uma ferramenta de ajuda, com muitos recursos no processo de aprendizagem. “A tecnologia veio para auxiliar, não podemos criar independência porque perdemos a autonomia. Precisamos utilizá-la com responsabilidade. A Educação oferece aulas de informática e os conteúdos seguem o currículo paulista e o Estado divulgou a cartilha com as habilidades que precisam ser trabalhadas”.
PORTAS ABERTAS
Débora disse que a Secretaria está de portas abertas para ideias, sugestões e projetos para parcerias. “Temos que melhorar sempre, ir em busca de novidades e promover ações. O munícipe que tiver dúvidas pode ligar na Secretaria e acompanhar o canal oficial do município que sempre traz novidades sobre o trabalho realizado em todas secretarias. Eu atendo qualquer pessoa, não precisa marcar horário. Respondo mensagens recebidas pelas redes sociais e WhatsApp. Amo o que faço, vou nas escolas e participo dos eventos. O papel da família é primordial, não deu para ir na reunião procure um dia para passar na escola. O que nos motiva é o amor pela educação”, conclui a secretária.