Jaborandi

Assistência Social promoveu passeata contra o abuso infantil

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveram este mês passeata e palestras de conscientização sobre o abuso infantil dentro do calendário do chamado Maio Laranja.

Segundo Alessandra Vianna, titular da pasta de Desenvolvimento Social, “cerca de 90% dos casos de abusos contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa e cerca de 30% deles são feitos pelos próprios pais”. A secretária destacou ainda que muitas vezes é o professor que recebe os relatos de abusos por parte das crianças.

A secretária de Educação, Sílvia Helena Junqueira Franco, enfatizou a importância do trabalho multidisciplinar desenvolvido pelos profissionais do social e da educação para auxiliar crianças vítimas destes abusos. “A escola é o grande porto seguro da criança. Por isso estamos capacitando educadores para que fiquem atentos ao comportamento destas crianças”, destacou Sílvia. Ela também informou que a capacitação de professores e outros que atuam nas redes de proteção da criança é uma das estratégias do programa federal “Protege Brasil”, que foi lançado neste Maio Laranja com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.