O futebol colinense tem um novo campeão. O Amigos do Xibil venceu a Pedreira na manhã de domingo na grande final e conquistou o inédito título do Campeonato Veterano, em uma partida que teve todo o clima que uma decisão merece.
Numa manhã fria a torcida que lotou as arquibancadas do Colina Atlético esperou apenas sete minutos para ver a primeira chance de gol da partida. Chupeta, do Xibil, arriscou um chute de longe e obrigou o goleiro Uilian, da Pedreira, a trabalhar.
O jogo ficou quente a partir dos 17’ e o árbitro Fernando Main precisou aplicar três cartões amarelos em um espaço de três minutos por faltas mais duras. Marquinho Baldo, da Pedreira, tomou o primeiro e Severino e Gilsinho, do Xibil, foram amarelados na sequência.
Aos 25’ Gilsinho quase fez se não fosse a boa defesa de Uilian. A Pedreira não conseguia entrar no jogo, tendo uma atuação muito abaixo do esperado para um time que almejava ser campeão.
No final do primeiro tempo, o Xibil perdeu o goleiro Birruga com uma lesão no joelho e foi substituído por Wellis. Na volta do intervalo o Amigos do Xibil mostrou mais foco e aos 12’ Chupeta cobrou escanteio e Daniel Kará desviou contra o próprio gol, fazendo um a zero para o Xibil. E a vantagem ficou maior oito minutos depois. Chupeta bateu falta na cabeça de Parral, que só desviou para fazer o segundo. O jogo ficou tenso e o técnico Rodrigo Xibil tomou amarelo por reclamação.
A Pedreira precisava de dois gols para levar o jogo para os pênaltis e o tempo passava. Em uma rara oportunidade, Marquinhos Baldo subiu mais que a zaga e cabeceou para deixar o placar 2 a 1, mas o relógio já marcava 38’.
Mesmo sofrendo o gol, o Xibil não se assustou e até teve chances para fazer o terceiro, mas Brito e Chupeta não aproveitaram. Então foi só esperar o apito final para soltar o grito de campeão pelo título inédito do Veterano.
“Foi trabalho! Eu sempre falei para os jogadores, quando o trabalho é bem organizado tem que chegar na final e depois ganhar o título. Domingo passado (na final do segundo turno) foi por uma bola, fomos superiores a eles, mas hoje eu sabia da nossa qualidade e sabia que a bola ia entrar”, disse o técnico Rodrigo Xibil.
PREMIADOS
Com o fim do Campeonato Veterano, além do campeão e vice também foram revelados os demais prêmios da competição.
Ique, do Bom Churrasco, foi o artilheiro da competição. O camisa 9 marcou 19 gols.
A Pedreira conquistou o prêmio de Defesa Menos Vazada com uma média de 0,60 gol por jogo.
O Bom Churrasco também levou o prêmio “Fair Play”, de equipe mais disciplinada.
O melhor jogador da final foi Chupeta, do Amigos do Xibil.