Na manha de quarta-feira ( 17) a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, afim de apresentar dados de sua atuação, funcionamento e prioridades da agência para o ano de 2023, estiveram presentes na Comissão de Viação e Transporte ( CVT).
O deputado Antônio Carlos Rodrigues, titular da comissão que já foi ex- ministro dos transportes questionou a Agencia com pautas direcionadas as necessidades e dificuldades que o Estado de São Paulo vem sofrendo com relação ao transporte.
Rodovia Dutra e Free Flow
O deputado questionou sobre o rateio em evasão de pedágios e cobrou duramente respostas sobre a previsibilidade de situações como essa no edital do contrato da concessionaria e complementou que o mesmo deve ser aplicado para o sistema Free Flow . ” Obvio que haveria evasão sim, a exemplo da época em que retiramos os cobradores de ônibus, mas estava previsto em contrato, sem trazer prejuízos a terceiros.”
Regis Bittencourt BR 116
O deputado ainda questionou os projetos sobre ampliações e os investimentos na rodovia que atualmente tem um gargalo de mais de duas horas de transito entre os trechos Juquitiba / Taboão da Serra.
Bandeira contra a clandestinidade interestadual
O deputado afirmou que a ANTT esta nitidamente prevaricando no transporte de São Paulo e convidou o diretor Rafael Vitale para conferir de perto a situação caótica que se encontra São Paulo com ônibus clandestinos que saem diariamente para todos os estados do país. ” A São Paulo Transporte por exemplo tem cerca de 14 mil ônibus e nenhum deles clandestinos, a Metropolitana EMTU não tem clandestinos e vou além para registrar, a Artesp está combatendo bravamente a clandestinidade, agora fica minha pergunta porque a ANNT não está tomando meditas para combater a clandestinidade? – indagou finalizando a rodada de perguntas.
Fonte : Assessoria de Imprensa Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues (PL/SP)
Imagens : Elaine Menke