Destaques da Semana

Correios prevê o fechamento de mil agências

Com o objetivo de reduzir os déficits registrados desde 2022, os Correios divulgaram no final do ano passado um plano de reestruturação da companhia com previsão de fechar 16% das agências da estatal, que representa cerca de mil das 6 mil unidades próprias em todo o país.
A reportagem manteve contato com a assessoria de imprensa dos Correios para saber se Colina faz parte das unidades que irão fechar. Por meio de nota, a redação recebeu a seguinte resposta: “O atendimento ao público e a rotina de entrega em Colina estão sendo realizadas normalmente. Os Correios estão concluindo os estudos para a reorganização de unidades e do efetivo, com foco em eficiência e sustentabilidade. Essas análises consideram critérios técnicos e têm como premissa inegociável a garantia do atendimento aos clientes, parceiros e à universalização dos serviços postais em todas as regiões do país”.
A estatal espera economizar R$ 2,1 bilhões com o fechamento de unidades, que será realizado sem violar o princípio da universalização do serviço postal. O plano dos Correios prevê ainda cortes de despesas da ordem de R$ 5 bilhões até 2028, com venda de imóveis e dois planos de demissão voluntária previstos para reduzir o número de funcionários em 15 mil até 2027.