Destaques da Semana

Estudante é medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Miguel, com a medalha, é cumprimentado pelo reitor Edmilson de Moura, da Universidade Federal do Piauí.

O aluno Miguel Cardoso Riva, 17 anos, que cursa o 2º Ano do Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo – campus Barretos, concretizou um sonho acalentado desde o ano passado e uma grande conquista a nível nacional.
Depois de muito esforço e dedicação, o estudante ficou entre os 10 melhores do país, na categoria Nível D (2º ano do Ensino Médio), da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), disputada em seis categorias: do Nível Júnior (Ensino Fundamental) até o Nível E (3º ano do Ensino Médio e 4º ano do Ensino Técnico). Somente 60 estudantes de todo o país, dez por modalidade, foram selecionados.
A ONC, que teve a participação de mais de 5 milhões de estudantes de 5.118 municípios brasileiros, foi realizada em duas fases online, a primeira eliminatória com questões de múltipla escola e a segunda com questões abertas, que definiram os estudantes medalhistas e as classificações.
“No primeiro ano do Ensino Médio participei da Olimpíada, mas não obtive um resultado muito satisfatório. Neste ano, com dedicação, conquistei a tão desejada medalha de ouro e, para minha surpresa, uma das 10 melhores notas do Brasil na minha modalidade. O convite para a premiação foi inesperado; parecia algo tão distante. Fiquei imensamente feliz e honrado por participar dessa cerimônia solene”, declarou Miguel.
MOMENTO MARCANTE
A cerimônia de premiação, ocorrida no último dia 3 de dezembro, no Brasília Imperial Hotel, na capital federal, foi prestigiada pelos pais de Miguel, Rodrigo Hernandez Riva e Elaine Peres Cardoso que presenciaram o filho recebendo a medalha de ouro e o certificado. A família, vinda de São Paulo, mora em Colina há 12 anos.
A solenidade foi prestigiada pela ministra Luciana Barbosa de Oliveira Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); Edmilson Miranda de Moura, reitor em exercício da UFPI; Prof. Dr. Jean Carlo Antunes Catapreta, coordenador-geral da ONC; Miriam Rocha Paulino, representante da Petrobras; Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica e Junia Quiroga, representante auxiliar do Fundo de População da ONU no Brasil.