Destaques da Semana

Força Tática apreende arsenal
de armas e munições em comércio e residência

A quantidade de armamento é surpreendente e, com certeza, é a maior já apreendida na cidade.

A movimentação de viaturas e motos da Polícia Militar, que se concentraram em frente a um estabelecimento na Av. Luiz Lemos de Toledo, chamou a atenção da população na tarde da última segunda-feira, dia 1º. Depois as viaturas se deslocaram à delegacia para a apresentação da ocorrência, porém o mais surpreendente estava por vir.
Tudo começou quando a Força Tática, do Batalhão em Barretos, recebeu informação de que um comerciante, proprietário de uma oficina de motos, estaria fabricando e comercializando armas de fogo e munições de uso restrito e permitido. Diante da denúncia três equipes em viaturas e mais três motos da ROCAM – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, com diversos policiais, vistoriaram o estabelecimento, apreendendo cinco armas de fogo: 3 carabinas calibre 22, pistola .635 e espingarda calibre 12. Os policiais encontraram no local também 11 armas de pressão adaptadas para disparar munições de fogo: 6 carabinas que seriam modificadas e mais 3 desmontadas, revólver e espingarda calibre 12.
No local também havia muita munição de várias calibres: 12, .357, .36, duas 7.62, seis .635, quinze .38 e 131 cartuchos 22. Além disso, foram apreendidos 2 carregadores, 4 lunetas de precisão, 2 supressores e uma mira óptica. No local foram encontrados cartuchos vazios calibres 28 e .635, dois .38, cinco calibre 32 e mais peças de armas. O comerciante foi preso em flagrante e conduzido à delegacia, permanecendo à disposição da justiça.
O mais impressionante é que ninguém poderia imaginar que na cidade havia a fabricação clandestina de armas que, provavelmente, seriam usadas para abastecer o crime em Colina e região.
MAIS UM PRESO
No mesmo dia, o Pelotão da Força Tática, composto por diversos policiais, prendeu mais um indivíduo por posse irregular de arma de fogo. Na ação, foram localizadas em sua residência 9 armas de diferentes calibres: 4 carabinas 22, duas espingardas desmontadas, espingardas 12 e 28 e uma réplica de revólver. Ao todo também foram apreendidas 50 munições: 33 calibre 22, onze 28, três 12, duas .38 e uma calibre 32. O indiciado foi preso após ser levado ao plantão policial em Barretos. As duas ações da PM envolveram 3 viaturas, 3 motos e 14 policiais.
O mais impressionante é que ninguém poderia imaginar que na cidade havia a fabricação clandestina de armas que, certamente, seriam usadas para abastecer o crime em Colina e na região.
INFORMAÇÕES EM DILIGÊNCIA
A Polícia Civil do Estado, por meio da Delegacia de Polícia de Colina, formalizou os procedimentos de Polícia Judiciária decorrentes de operação deflagrada pela Força Tática da Polícia Militar, na tarde do último dia 1º, que resultou na apreensão de expressivo volume de armamentos, munições e acessórios, bem como na prisão em flagrante de um indivíduo por envolvimento, posse e porte irregular de armas de fogo, inclusive de uso restrito.
A ação policial foi motivada por informações obtidas durante diligência anterior no município de Barretos, as quais indicavam que um morador de Colina estaria envolvido com a comercialização e manutenção de armas de fogo, além de fornecê-las a terceiros, possivelmente ligados a práticas criminosas.
Diante dos indícios, a equipe da Força Tática deslocou-se até um estabelecimento comercial, onde o suspeito exercia suas atividades.
Em inspeção detalhada no interior do estabelecimento e em um veículo estacionado no local, ao todo, foram apreendidos mais de 30 itens, entre armas de fogo, armas de pressão, munições de calibres variados, carregadores, lunetas, coronhas, silenciadores, canos e acessórios táticos.
Diante da materialidade e da situação flagrancial, a Autoridade Policial lavrou Auto de Prisão em Flagrante. O custodiado foi recolhido à Cadeia Pública de Colina, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.